quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia da Bandeira

Em momentos tão delicados como esses que o Brasil enfrenta, surge novamente nos cidadãos um patriotismo e sentimento de brasilidade. Lutar pela liberdade do indivíduo e resgatar a soberania nacional é dever de cada um que entende o momento que estamos vivendo.
Hoje, 19 de novembro, comemoramos o dia da Bandeira Nacional, símbolo máximo que demonstra nossa nacionalidade e une todos os brasileiros.


     A bandeira nacional que conhecemos atualmente, foi apresentada ao povo brasileiro em 19 de novembro de 1889, quatro dias após o golpe da proclamação da república, e apesar de achar que a bandeira imperial represente o periodo de maior prestígio da história do nosso país, fiz minha homenagem a nossa bandeira.

A contribuição respeitosa do ABC das Suculentas para demonstrar a Bandeira do Brasil é essa, já está hasteada, ou melhor, pendurada.



Um pouco de história para quem se interessa: 
A bandeira do Brasil Imperial foi criada em 1822 pelo desenhista, pintor e professor francês Jean-Baptiste Debret. Vale lembrar que José Bonifácio de Andrada e Silva, também conhecido como “o Patriarca da Independência”, ajudou Debret na elaboração do projeto da bandeira do Brasil Império.

A bandeira do Brasil Imperial possui formato retangular. Com fundo verde, havia no centro um losango amarelo-ouro. No centro do losango ficava o brasão nacional (imperial).

Este brasão consistia num escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho). Havia também um aro de fundo azul com 20 estrelas brancas (representando as províncias brasileiras). Sobre o escudo estava disposta a coroa imperial. Do lado esquerdo havia um ramo de café o do lado direito um de tabaco.

Significados

Não se sabe com exatidão os significados dos elementos gráficos e cores da bandeira imperial brasileira. Porém, existem hipóteses e, as mais aceitas, são:

- Cor verde: simbolizava a Casa de Bragança, dinastia a qual fazia parte Dom Pedro I.

- Cor amarela: representava o ouro e as riquezas minerais existentes em solo brasileiro.

- Ramos de café e tabaco: representava os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial.

- Coroa: símbolo do regime monárquico.

- Cruz da Ordem de Cristo: valorização do cristianismo no Brasil e da religião católica como oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.