Em vasos

     "Muito fáceis de cuidar as suculentas ficam lindas em todos os tipos de vasos, incontáveis arranjos podem ser combinados em todos os tipos de materiais, porém em alguns eu percebo que as suculentas ficam mais bonitas e coloridas, quando as raízes tem mais contato com oxigênio e podem "respirar" melhor, o resultado é fantástico. Vasos de barro são ótimos e elas adoram, mas em climas mais secos as regas devem acontecer com mais frequencia por serem muito  permeáveis e absorverem a água, já os de cerâmica impermeabilizados pintados também funcionam maravilhosamente bem e o colorido sobreposto ao colorido das plantas influencia no arranjo. Vasos de fibra de coco sempre ficam lindos, quando faço manutenção periódica nas minhas plantas e preciso substituí-las percebo que em vasos de coco as raízes se expandem muito mais, e talvez seja por isso que o crescimento nesse material seja mais acelerado. Já não sou muito fã de vasos de vidro, a longo prazo as suculentas acabam perecendo principalmente se não tiver o furo do dreno (o dreno é de suma importância, e faz toda a diferença), agora se o caso for de montar um arranjo para mesa em ocasiões específicas, o vidro pode ser a melhor opção. Outros  muito utilizados são os de plástico, normalmente eu não gosto de deixar muito tempo quando elas vem do viveiro (todas as mudas vem em vasos de plástico) acho que chega num ponto que limitam muito o crescimento das plantinhas, mas não são ruins apenas feios".


Vasos de barro.
Vaso de concreto.
Uma antiga roda de carro
Pecinhas de madeira pregadas viraram um vaso. Por VivaTerra.
Cerca de madeira.
Bamboo como vaso.
Ideia criativa para luminária.

Concreto e cerâmica em estátuas.

Conhas naturais e de concreto.
Rocha.
Cerâmica.

Musgo sphagnum em armação de ferro, qualquer forma pode ser criada.


Aquário.
Tronco oco como vaso.
Forminhas...

Arranjos de vidro.

Mais conchas
Fibra de coco, ótimo material.
Um antigo revisteiro de cerâmica, agora vaso de suculentas.
Cerâmica em combinação. 

125 comentários:

  1. The last photo is from my book, Succulent Container Gardens. Thanks!

    ResponderExcluir
  2. lindo! sou apaixonada por suculentas!

    ResponderExcluir
  3. lindo! sou apaixonada por suculentas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber como comprar a você, espero sua resposta. Obrigada.

      Excluir
    2. Também gostaria de saber como comprar a você, espero sua resposta. Obrigada.

      Excluir
  4. Amei!!! Lindos arranjos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, como faço para compra mudas de você?

    ResponderExcluir
  6. suculentas são um charme amo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lidiane!
    Estou com uma dúvida; gostaria de fazer uns arranjos com suculentas em conchas de sopa, pra pendurar e decorar a cozinha na cozinha. Posso plantá-las diretamente nas conchas ( de metal, concha de sopa)mesmo sem o furo em baixo pra drenar?

    Espero sua resposta.

    Obrigada!
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Camila, só que deve regar muito pouco, talvez esse seja um arraanjo com prazo de validade curto, mas pode ser remontado com muita facilidade.
      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Lidiane, sou apaixonada por suculentas e acabo de comprar meus primeiros vasinhos, sao de porcelana com o furo no meio, ainda sao pequenas como devo rega-las? E como poderia fazer mudinhas delas mesmas? Ah, pretendo fazer um arranjo no crocs, ele eh tipo borracha, vc acha que pode dar certo? Se tiveres tempo, por favor me responda, obrigada.
    PatriciaC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      Regue semanalmente e quando regar, regue em abundância até escorrer pelo dreno, as mudas para serem retiradas depende muito da espécie, vou escrever uma postagem sobre retirada de mudas, acompanhe. Mas como você mesma disse, elas ainda são pequenas, espere elas crescerem, acompanhe seu desenvolvimento e analise as mudanças pra depois pensar em retirar mudas. Quanto ao crocs, creio que pode dar certo sim. Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigada Lidiane.So hoje pude conferir sua resposta.Continuo aprendendo e tentando cuidar de minhas suculentas.Estou amando, Tirei-as dos vasinhos pequeninos e transplantei para uma gaveta que decorei,nao tem furo de drenagem.Coloquei junto alguns cactos e estou ainda trabalhando nele e observando a aceitacao das suculentas ao novo ambiente.Confesso estou temerosa,insegura... Como uma mae de primeira viagem.Tenho regado pouquissimo,ja que moro na China o clima esta bem umido. Vc pode me dar alguma dica para cuidar melhor das minhas Pequenas nesta gaveta? Obrigada querida por me responder.

      Excluir
    3. Oi Patricia, não conheço o clima da china pra te dar dicas pontuais, basicamente precisam de sol e água em períodos regulares, quanto a gaveta sem furo de dreno, acho que não há problemas, pois na emenda da madeira ocorre um leve escoamento e já ajuda, se der mande fotos, boa sorte!!!

      Excluir
  9. nossa amo essas plantas mas elas apodrecem a raiz ,não sei se falta de sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, pode ser excesso de água e drenagem ineficiente.

      Excluir
  10. Algumas suculentas parecem estar um vasos, o outros recipientes sem furos, posso cultiva-las assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nely,
      pode sim, mas em vasos sem dreno as regas são ocasionais,
      percebendo que o substrato está seco, regue.
      Evite que tenha acúmulo de água para as raízes não apodrecerem!

      Excluir
  11. Lidiane, você pode vender as mudinhas? eu encontro apenas alguns tipos aqui,e gostaria de ter essas com pontinhas avermelhadas, essas de tons azulados
    Eu moro em Campinas-SP, se vc aceitar vender para mim é só embrulhar no plástico bolha e mandar numa caixinha, pago os custos da embalagem, das mudas e do frete.
    um bj
    Eliana

    ResponderExcluir
  12. Oi Lidiane,
    Ganhei umas suculentas e me apaixonei! Agora estou empolgada para ter uma coleção delas! Levei os vasinhos para o escritório e coloquei na janela, só que passo o dia inteiro com o ar-condicionado ligado. Será que existe a possibilidade de elas resistirem vivendo assim? Algum tratamento especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica,

      Se elas estiverem recebendo sol, o ar condicionado não será tão prejudicial assim, mas eventualmente podem adoecer, pois a ventilação é um ponto importante sim...
      Boa sorte na sua coleção.

      Excluir
  13. AMEI seu blog e o post sobre suculentas!!!

    ResponderExcluir
  14. Lidiane, Onde conseguiu comprar as suculentas em Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viveiros de plantas e até mesmo em grandes supermercados.

      Em mercados, eles recebem sempre no início de mês, sofro cada vez que vejo, pois suculentas morrem aos montes quando ficam lá e ninguém as compra, então vale a pena procurar na seção de plantas no comecinho do mês, que é quando acabaram de chegar dos viveiros e estão lindas com preço bem em conta!

      Excluir
    2. Compro no lago sul na sempre viva

      Excluir
    3. quais supermercados em bsb vc compra?

      Excluir
  15. Oi Lidiane,
    Amei suas postagens sobre suculentas e gostaria de saber se posso colocá-las junto com cactos, eles estão plantados ao ar livre em vasos com furo para escoar a água.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Brigida,
      todos os cactos são suculentas, vc pode montar junto sem problemas,
      os mesmos recursos de água e sol são necessários.

      Boa sorte!

      Excluir
  16. Oi Lidiane!

    Nunca consegui cuidar de uma plantinha rs Mas agora tenho fé que vai dar certo! Adorei essas suculentas!
    Comprei uma mini suculenta, mas queria uma menor, p/ fazer mini vasinhos. É uma especie em especial que fica bem pequenininha ou a forma de plantar essa mini suculenta? A minha tem uns 6 cm.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina,

      Logo logo, sua plantinha terá novas mudinhas na base, e você poderá retirá-las com uma tesoura limpa com álcool e replantar em vasinhos muito pequenos pra fazer os mini jardins. As suculentas crescem de a cordo com o crescimento das raízes, quanto mais liberdade, maiores ficam. O interessante que nesses jardinzinhos minúsculos, com o tempo, se tornam mais fortes e ficam bem gordinhas com colorações bem marcadas, eu adoro mini jardins. Ah! não precisa fazer drenagem com pedriscos no fundo em vasos muito pequenos, desde que tenham o buraco do dreno. Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa tarde Lidiane! tenho acompanhado suas dicas e eu, como o pessoal acima, estou cheia de dúvidas sobre como cuidar de suculentas. Mais precisamente em pequenos vasinhos. Li vários comentários seus e ainda não ficou claro pra mim, se é fundamental o buraco no fundo vaso... Ocorre que gostaria de plantá-las em vasinhos de cerâmica e em potes de vidro - que fica complicado de furar. Será que se usar pedriscos no fundo e regar pouco elas sobrevivem?

      Excluir
    3. Oi Betathi,

      É necessário que os vasos tenham furo nos casos de tomarem chuva, em vasinhos onde as regas são controladas, podem ficar sem furo, mas a atenção é redobrada, mas sobrevivem sim! Boa sorte!!!

      Excluir
  17. ELAS PODEM FICAR NO TEMPO EM ÉPOCA DE CHUVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      podem sim, as minhas ficam sem problemas maiores, só tenha cuidados na hora de preparar a drenagem dos vasos, isso é importante!

      Excluir
  18. Oi,
    Estou fazendo um terrário com o meu filho para um trabalho de escola.Tenho dúvidas em relação a rega.Ela está plantada em um vaso de vidro.
    Como Faço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      suculentas em vasos de vidro não suportam regas em excesso, pois as raízes apodrecem. Regue cerca a cada 15 ou 20 dias, se notar que as plantas estão enrugando pode regar em períodos menores, mas nunca deixe água acumulada no vidro.
      Boa sorte no terrário!

      Excluir
  19. Boa Noite Lidiane, me apaixonei pelas suculentas e achei muito legais elas plantadas em vasos de vidro, gostaria de saber se elas resistem bem no vidro e como não tem dreno de quanto e quanto tempo posso rega- lás , ah e se elas podem ficar em ambientes internos ? Aguardo sua resposta obrigado Silmara.

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Lidiane, me apaixonei pelas suculentas e tenho algumas dúvidas; gostei delas em vasos de vidro queria saber se elas resistem bem em vidros e como não tem dreno de quanto e quanto tempo devo regá-las e também se elas podem ficar em ambientes internos? Aguardo sua resposta desde já obrigado Silmara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silmara,

      Na pergunta anterior a sua, logo acima, eu respondi sobre as regas em vidros sem dreno, quanto espécies que podem ficar em ambientes internos eu digo que todas podem ficar, mas por períodos curtos.
      Algumas suculentas como haworthias e gasterias, que são as "suculentas verdes" são bem adaptadas em locais apenas com luminosidade.

      Excluir
  21. Bom dia ! Acabei de comprar vasinhos de plastico com a planta mini suculentas, gostaria de saber como rego elas e se posso trocar o vaso para um maior? Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Oiii Lidiane
    Primeiro parabéns pelo seu trabalho,
    estou com uma duvida enquanto as suculentas que sao plantadas
    em conchas do mar...elas não crescem muito?
    Ou elas crescem de acordo com o "lugar" onde foram plantadas

    Obrigadaa

    ResponderExcluir
  23. ola Lidiane, adorei suas publicaçoes, gostaria de saber se as suculentas em vaso podem ficar expostas diretamente o dia todo ao sol, ou se podem ficar por um período somente,agradeço desde ja.obgada e parabéns pelas informaçoes cedidas, abraços.

    ResponderExcluir
  24. Lidiane, boa tarde!
    O seu blog é inspirador e seu trabalho maravilhoso. Tb sou apaixonada por essas plantinhas lindas e tenho vários vasos de suculentas.
    Obrigada por compartilhar fotos e por dar dicas de cultivo a quem não sabe como fazê-lo.
    Beijocas,
    Fátima Heitor

    ResponderExcluir
  25. Socorro!
    minha suculenta está perdendo "pétalas", o que pode ser?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  26. OI LIDIANE AQUI NA MINHA CASA EU SOU DO RJ É BEM QUENTE, O SOL BATE NA MINHA JANELA A PARTIR DAS 13 HORAS E FICA ATÉ AS 17, E É O SOL QUENTE, EU FIZ 2 JARDINEIRAS NAS MINHAS JANELAS E SERÁ QUE ESSE SOL FORTE PODE MATAR MINHAS SUCULENTAS E MEUS CACTOS? BJS SEU BLOG É SENSACIONAL ESTOU APAIXONADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nany,
      O sol forte dificilmente mata as suculentas, se elas receberem água, mas pode queimá-las e deixá-las feias, o ideal é que recebam o sol da manhã, no mínimo 3 horas por dia, o sol da tarde realmente é prejudicial. Já os cactos são mais resistente, obrigada pelo carinho e boa sorte!

      Excluir
    2. posso misturar suculentas com outras ervas, tipo manjericão e alecrim?

      Excluir
  27. Parabéns pelo belíssimo blog! Sou apaixona por suculentas!
    Um grande abraço!
    http://acasadadonabaratinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Amo suculentas foi amor a primeira vista ...cuido com maior
    carinho Adoro ....

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de plantar cactus em taças de vidro sem furo , vejo muito esses arranjos e acho lindo ,como faço para regar e se dura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. plantas suculentas fica mais facíl, já plantei é só molhar pouco
      ]

      Excluir
  30. Olá Lidiane !!
    Parabéns pelo blog.. lindo de morrer !!
    Amo suculentas, mas não consigo cultivá-las :(
    Já tentei vários tipos de vasos e locais para elas (com sol, sem sol, na sala, banheiro, quarto..) mas elas parecem "apodrecer".. elas vão ficando molengas e escuras !! Já tentei regá-las bem e outras quase sem água.. mas todas morrem :(
    Fico muito triste, pois amo essas plantinhas e elas são tãaao lindinhas..
    Vc tem alguma dica e já teve alguma experiência com suculentas que ficam molengas ?!? rs
    Beijokas

    ResponderExcluir
  31. OI QUERIDA LIDIANE
    Como faço cuidar da minha suculenta para ela não morrer? Minha suculenta é aquela que se parece com uma rosinha. Ela esta ficando queimada na parte de baixo dela. Moro em apto. Obrigado um feliz começo de semana. Se vc puder ir ao meu blog ficarei super feliz.
    Ana

    ResponderExcluir
  32. oi minha suculenta esta com as folhas de baixo escura, o devo fazer pra ela não morrer?

    ResponderExcluir
  33. o minha suculenta esta com as folhas de baixo mas escura, como se estivese podre, o que devo fazer pra salva-la?

    ResponderExcluir
  34. Olá Lidiane,
    Há tempos estou querendo ter umas suculentas. São lindas e para mim que viajo muito a trabalho, são as plantinhas ideais. Nessa semana adquire minas 3 primeiras, mas estou com várias dúvidas. Achei seu blog e ameiiiiiiiiiiiiii! Me encontrei rs. Parabéns!
    Obrigada por compartilhar fotos e por dar dicas de cultivo a quem não sabe como fazê-lo como eu. Aproveitando: elas ainda estão em vasos de plástico. Sendo assim devo regar com que frequência? E os pedrilhos são apenas decorativos ou têm função? O substrato que vem é diferente da terra para as demais plantas?
    Beijocas,

    ResponderExcluir
  35. minhas plantas-jade caem as folhas só de encostar?Me disseram para colocar as folhinhas de novo na terra que nasce,é verdade?estou fazendo alguma coisa errada?

    ResponderExcluir
  36. Oi, Lidiane, sou fã de suculentas, eu tenho algumas, mas agora elas estão um pouco fracas, acho que por conta do tempo, preciso de ajuda, pois tenho uma (orelha de elefante)ela se reproduz muito e meus vasos nunca são suficientes, gostaria de saber como cuidar bem delas, a raiz vai sempre saindo pra fora. Obrigada, aguardo sua ajuda, se puder. Um abraço.
    Débora Teixeira,Sp

    ResponderExcluir
  37. Eu estou fazendo um fonte para dentro do meu apartamento, ela será pequena. A minha pergunta é o seguite: eu estou precisando de 3 jarrinhas sendo que uma tem que ser maior que a outra e a maior pode medir até 20cm, vcs sabem onde posso achar ou se vcs tem. Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Olá, sabes me informar o nome daquela planta que está na fota da luminária vermelha?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  39. Primeiramente parabéns pelo blog muito legal!!!
    Tenho algumas suculentas e percebo que as folhas que eram grossas e cheias qdo comprei agora estao mais finas e moles, sera que eh falta de agua??
    Elas estavam na minha varanda e recebiam o sol da manha, achei que estavam ficando secas demais.
    Por incrivel que pareca o vaso que deixei no lavabo eh o que esta indo melhor!!!
    Agora fico em duvida se elas precisam mesmo de tanto sol!!!!
    Help por favor.
    Desde ja muito obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir
  40. Oi Lidiane Tudo Bem!!!
    adoro cactos mais na minha casa não bate sol hora nenhuma tem algum que sobrevive sem o sol? Me ajuda encontra algum jeito de ter cactos também.
    Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Olá, Lidiane! Gostei muito da forma atenciosa como vc responde todos aqui. Gostaria de saber como montar um vaso. O que colocar: terra, areia, adubos, pedrinhas, etc??? Obrigada. Abração. Saúde e paz. Beatriz, Lagoa Santa, MG.

    ResponderExcluir
  42. Lidiane adorei suas suculentas. Quero transplantar algumas suculentas que estão em caso de plástico para de barro, médios, que colocarei na sala. Estou com dúvida quanto ao que colocar antes do substrato, para drenar. Comprei argila expandida. Pode? Ou é melhor pedras? Abraços kelly

    ResponderExcluir
  43. lindas eu adoro essas plantinhas!!!!

    ResponderExcluir
  44. Olá Lidiane preciso colocar uma tela para diminuir a incidência do sol da tarde em minhas suculentas e outras plantas. Que tipo de tela posso colocar em minha varanda? E qual tipo de adubo posso usar em minhas orquídeas e nas suculentas?

    ResponderExcluir
  45. Oi.Lidiane. eu e minha esposa adoramos seu blog. Desde de pequeno gosto plantas e estou voltando a cuidar de plantas e vamos seguir suas orientaçoes..parabens.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite Lidiane meu nome é Rita,comprei um vaso de plastico com uma acho que é agave,se eu deixar no tempo tem problema quanto chuva e sol a vontade.?

    ResponderExcluir
  47. Oi Lidiane eu postei um comentário sobre um vaso com agave más na verdade é rosa - de- pedra e continuo com a dúvida sobre se pode ou não ficar no tempo onde moro tende a chover com frequência Guarujá - São Paulo

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Lidiane, Amo as suculentas, boas dica e um bom blog, Abraços ^^

    ResponderExcluir
  49. Oi lidiane, mini suculentas podem ficar qto tempo nas mini conchas?

    ResponderExcluir
  50. Oiii!! Suculentas podem ficar em área descobertas???

    ResponderExcluir
  51. Oi Lidiane, lindo seu trabalho! Fantásticos seus mini jardins! Como tantos outros, estou começando agora e apaixonada pelas suculentas. Mas cheia de dúvidas...li as respostas anteriores, mas ainda não sei como montar um mini jardim. Já consegui fazer algumas mudas a partir das folhas, mas todas separadas. Replanto bem juntinhas para dar esse efeito "cheio" ou com espaço e elas crescem e enchem? Obrigada! Abraços

    ResponderExcluir
  52. Oi Lidiane, lindo seu trabalho! Fantásticos seus mini jardins! Como tantos outros, estou começando agora e apaixonada pelas suculentas. Mas cheia de dúvidas...li as respostas anteriores, mas ainda não sei como montar um mini jardim. Já consegui fazer algumas mudas a partir das folhas, mas todas separadas. Replanto bem juntinhas para dar esse efeito "cheio" ou com espaço e elas crescem e enchem? Obrigada! Abraços

    ResponderExcluir
  53. Pode ficar no ar só durante a noite? Fica no sol o dia todo, mas de noite LIGO o ar, tem problema?

    ResponderExcluir
  54. Bom Dia Lidiane, posso plantar minhas suculentas dentro de Canecas de Chopp, Copos de madeira e até mesmo uma pequena chaleira?? Desde já obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  55. Boa noite lidiane mt bom seu blog estou comprando suculentas agora e uma suculenta acho que se chama e cheria nao sei ainda cresceu e rachou no meio esta morrendo o que faco me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  56. Boa noite lidiane mt bom seu blog estou comprando suculentas agora e uma suculenta acho que se chama e cheria nao sei ainda cresceu e rachou no meio esta morrendo o que faco me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  57. Lidiane tenho duas suculentas por enquanto nem conhecia essas essas plantas e a delas esta morrendo ela cresceu e rachou no meio o que faco me ajuda?

    ResponderExcluir
  58. cara lidiane, boa noite.
    acabei de comprar 3 suculentas e, no trajeto para casa, uma delas se quebrou. partiu-se justamente a parte principal.
    devo replantar a parte que quebrou? ela cria raízes? ou devo restaurá-la de alguma forma, colá-la? ou deixo a planta apenas com as outras pontas menores e ela se regenera?
    agradeço se puder me responder e orientar.
    obrigada e abraços, sandra

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Sandra,
    Pode replantá-la sim, ela irá criar raízes. Muito provavelmente a parte que restou ira produzir novos brotos.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  60. Como fasso pra encontrar mudas de suculentas menos populares aqui no DF ...pois gostaria de ter mais delas,só que das mais coloridas ou melhor dizendo raras.se vc sabe compartilhe comigo por favor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  61. Como faço para que as minhas suculentas não cresçam demais? Pois tenho algumas espécies que cresceram muito.

    ResponderExcluir
  62. Olá, Lidiane! Parabéns pelo blog. Eu tive uma ideia, mas ainda não a coloquei em prática: seria possível plantar suculentas em embalagens/bandejas (as grandes) de ovo? Tenho um pequeno espaço na minha casa (200X130cm), onde eu pretendia criar um jardim suspenso, mas temo que plantas pesadas possam abalar a estrutura. Então, pensei em plantas suculentas e rasteiras, de raiz curta, que certamente não comprometerão a estrutura (uma pequena laje). Moro em SP e mesmo no verão as chuvas na minha região (zona oeste) são generosas (pena que não tenho um sistema de captação de água para ficar a salvo da crise hídrica). Aguardo sua resposta e enquanto isso, vou fazendo meu experimento aqui, ok?

    ResponderExcluir
  63. Bom dia!!!! Tenho uma dúvida: preciso furar os vasos de fibra de coco? Os meus não são furados, mas algumas pessoas me disseram que é necessário sim o furo de drenagem. Vc sabe sobre isso?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Lidiane!!
    Comprei algumas suculentas e plantei em vasos de barro impermeabilizados. Usei substrato para plantá-las e ficou bem drenante. Assim quando coloco água, na mesma hora já escorre por baixo.Porem percebi que já no proximo dia ela está bem seca por cima. Agora as suculentas estão morrendo.
    Queria saber se estou colocando muita água ou pouca, pois a terra seca bem rápido, então coloco umas duas vezes por semana, mais não estou conseguindo recupera-las.
    Desde já obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Lidiane!!

    Tenho um vaso que trouxe para a minha mesa do escritorio cerca de 1 mês, é um vaso de barro sem furo, e uma das plantinhas percebi q há duas semanas esta com as petalas molinhas, murchas que em seguida secam e caem. Como nao há furo nesse vaso estou regando de 15 em 15 dias. Porque será que as pétalas estao ficando desse jeito?
    Se vc tiver instagram, poderia passar uma foto dela via direct??

    ResponderExcluir
  66. Olá, minha suculenta esta ficando com uma coloração meio amarronzada algumas folhas estão ficando moles, já tentei regar mais, regar menos, mas não resolveu, o que pode ser?!

    ResponderExcluir
  67. Olá, minha suculenta esta com uma coloração amarronzada e algumas folhas estão moles, já tentei regar menos é regar mais, mas não deu jeito... O que posso fazer?!

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde

    Comprei um vaso com varias suculentas,mas comecei a perceber mosquitinhos e agora esta cheio de piolho como faço pra acabar e porque eles aparecem?

    att Valdirene

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    Eu ganhei um vasinho de plástico com uma suculenta , e estou regando semanalmente.
    Acontece que todas as folhas caíram , e me parece que ela está morrendo.
    Como posso fazer para recupera-la?
    Não sou muito boa em cuidados com plantas , pois não entendo muito bem , mas não gostaria de perde-la.
    Se puder me dar uma dica, eu agradeço.
    Forte abraço
    Thalita

    ResponderExcluir
  70. Boa noite Lidiane! Gostaria de saber quais suculentas não crescem muito? E se não tem, há como fazê-las ficarem menor com a poda? Porque eu queria fazer um pequeno terrário, mas não queria ficar trocando de recipiente...
    Agradecida e parabéns pelas dicas e ideias.

    ResponderExcluir
  71. Adorei as dicas sobre suculentas!
    Tenho um "roseiral" na varanda do meu quarto e queria saber se posso plantar suculentas ali. Ele tem um dreno, mas toma sol durante boa parte do dia (mais de 6 horas) e também toma chuva.
    Se eu plantar suculentas ali, elas podem morrer? Vi alguns casos que quem tem suculentas no jardim, devem cobrir com plásticos para não molhar. Ai fiquei com receios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      se tem drenagem e recebe sol, pode plantar sem medo.
      Boa sorte!

      Excluir
  72. boa tarde Lidiane!
    Tenho algumas suculentas, elas estavam lindas e consegui fazer outras mudanças com elas. Mas as maiores estão ficando com as folhas marrons e sem vida, o miolo ainda está vendido. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  73. Boa noite Lídiane!
    Estou querendo montar meu jardim de suculentas,ganhei uma fruteira de ferro de minha avó maravilhosa,antiguidade,gostaria de plantar nela,você acha que daria certo por ela ser sem furos e tenho medo que ela enferruge, o que você poderia me sugerir pois gostaria muito de usa-lá.
    Obrigada!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  74. Sou sua conterrânea,agora moro em Minas! Um grande prazer em conhece-lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara,
      Dificil dizer sem ver, mas suculentas podem ser plantadas em praticamente todo lugar. Se for um item muito valioso pra vc, talvez nao seja a melhor ideia.

      Obrigada pela mensagem e boa sorte com as suculentas.

      Excluir
  75. Adorei as dicas vou fazer arranjos p meu novo AP

    ResponderExcluir
  76. Adorei as dicas vou fazer arranjos p meu novo AP

    ResponderExcluir
  77. Olá, gostaria de tirar uma duvida.
    Achei uma mudinha de Cacto num vaso de plantas velho da minha sogra e retirei de lá e agora está em vaso menor.
    Queria saber que espécie de cacto é.
    Ele é comprido e fino e o maior que estava junto cresceu meio caído, não cresceu pra cima como os outros.
    Pode me ajudar!

    ResponderExcluir
  78. Oi Lidi, espero que esteja bem. Tenho algumas dúvidas.
    Eu gostaria de fazer um jardim de suculentas, no chão mesmo, pensei fazer a base com pedrisco em seguida areia e depois a terra, eu acho que o lugar tem sombra e sol "moderado" e as regas ficarão por minha conta, o problema aqui em casa é que nos períodos de chuva, chove muuuuito.
    Com td a sua experiência, vc acha que meu jardim sobreviveria?
    Tenho medo de faze-lo e me frustrar.
    Hoje já cultivo em vasos, do lado de fora, ao ar livre, todos tem dreno e esta dando super certo, ao contrario das que ficam dentro de casa, que sempre estão tristinhas. com relação as que ficam dentro de casa, faço a rega com seringas, cuidadosamente para não exceder na água, mas a casa fica fechado e ambiente é muito quente e abafado, isso pode ta prejudicando-as? Beijos

    Carol Instagram: @vasodeamor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      vá sem medo fazer esse jardim, invista numa boa drenagem do canteiro, vale fazer uma cama com cacos quebrados ou cascalho, cerca de 20 centímetros abaixo da superfície do canteiro, depois cubra com pedrinhas ou argila expandida e só então coloque o substrato rico misturado com areia, isso vai ajudar a escoar a água excedente das chuvas.
      Quanto as suculentas de dentro de casa, o problema maior é a falta de sol, suculentas precisam de cerca de 3 horas de sol direto, prefira o sol da manhã, e essas que estão dentro de casa devem ser expostas ao sol com cautela para não queimarem.

      Boa sorte!

      Excluir
  79. Eu sou apaixonado por Jardins. Quando tiver minha casa própria quero ter um bem bonito pra sentar e admirar

    ResponderExcluir
  80. Oie Lidiane, adquiri minha primeira suculenta( sedum carnicolor) a alguns dias. Estou deixando ela na janela da sala pelo lado de fora porem nao bate sol, mais na parte da manha coloco ela p pegar sol ate o meio dia. Como eu tenho outras tipos de plantas e uma em especial nao gosta q fique trocando ela de lugar fica c a folha amarela. A suculenta tem esse problema se ficar mudando ela de local?

    ResponderExcluir
  81. Oie Lidiane, comprei minha primeira suculenta a alguns dias sedum carnicolor. Deixo ela na janela do lado de fora nao bate sol na janela. Mais na parte da manha coloco ela onde bate sol deixo la ate meio dia e depois coloco na janela novamente. Eu tenho outros tipos de plantas e uma em especial nao gosta q fique mudando ela de local fica logo c as folhas amarelas. Sera q a suculentas tb pode nao gostar desse vai e vem tds os dias.

    ResponderExcluir
  82. Oi amei as dicas, quero dicas sobre a suculenta jade, as minhas estão morrendo, com as folhas ficando pretas e secas, o q faço?

    ResponderExcluir
  83. Oi amei as dicas, quero dicas sobre a suculenta jade, as minhas estão morrendo, com as folhas ficando pretas e secas, o q faço?

    ResponderExcluir
  84. Gostaria de saber se vc já fez plantio de suculenta com sementes? porque eu queria comprar as coloridas mas só encontro em semente não sei se vai germinar desde já agradeço se puder me responder

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de saber se vc já obteve mudas de suculentas através de sementes porque eu queria comprar as coloridas mas só encontro sementes estou com medo de comprar e não nascer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, nunca consegui desenvolver suculentas a partir de sementes.
      A melhor maneira mesmo, pra mim, é por estacas.
      Boa sorte!

      Excluir
  86. Oi... ganhei uma suculenta bem pequenininha num vasinho! Caiu uma folhinha dela... e tem outra folhinha seca... devo retirar a folha seca???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Oi, Lidiane! Gostaria de fazer mine vaso de suculentas para dá de lembrança no casamento. Posso plantar as mudas diretos nos mine vasos de 6 cm. Elas conseguiram ter um crescimento legal?
    Vc sabe me dizer, quantos meses levaria para ter um tamanho bom para essas lembrancinhas?
    Qual vaso seria melhor de cerâmica(sem furo) ou de plástico com furo de drfenagem?
    Fico no aguardo da sua orientação.
    Obrigada, Tânia

    ResponderExcluir
  88. Oi, Lidiane! Gostaria de fazer mine vaso de suculentas para dá de lembrança no casamento. Posso plantar as mudas diretos nos mine vasos de 6 cm. Elas conseguiram ter um crescimento legal?
    Vc sabe me dizer, quantos meses levaria para ter um tamanho bom para essas lembrancinhas?
    Qual vaso seria melhor de cerâmica(sem furo) ou de plástico com furo de drfenagem?
    Fico no aguardo da sua orientação.
    Obrigada, Tânia

    ResponderExcluir
  89. oi Boa tarde tenho suculentas na estante da sala elas não se desenvolvem molho de 15 em 15 dias não ficam com a raiz encharcadas não dão flor não crescem vc poderia me dar alguma dica .se eu colocar na janela q tenho elas pagariam muito vento e claridade mas não pagariam sol o que posso fazer pra elas se desenvolveram ..desde já agradeço 🖒

    ResponderExcluir
  90. Estou começando a seguir .sou novata .Amo o pinterest .Quero aprender os arranjos,ainda não sei entrar direito.Grata

    ResponderExcluir
  91. Boa Noite,Oi Lidiane ,estou iniciando com plantinha para minha casa e quero aprender.pode mandar um oi pra mim pra ver se viu meu e-mail/Grata

    ResponderExcluir
  92. Alô, estou em Portugal e minha suculenta (em forma de estrela) está ficando com as laterais das folhas com aspeto escuro, parece que foram queimadas por cigarro mas não foram e está alastrando... o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde, sou de Portugal e tenho duas suculentas que estão ficando estranhas. Uma está ficando com as laterais das suas folhas carnudas estão ficando queimadas, parece tipo queimadura de cigarro. A outra está a ficar com as folhas de baixo parece que secas. Tenho colocado água sem ser em demasia e tenho-as colocado ao sol. Aqui ainda não está frio que chegue para se dizer q seja do frio.... o que poderá ser? Pouca luz? Pouca água? Falta de carinho não é (:-)) porque falo com elas... :-/
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda, normalmente esse tipo de queimadura que descreveu é por excesso de sol. Evite as horas mais quentes do dia.
      Tudo de bom!

      Excluir
  94. Gostaria de saber se suculentas em vasos de fibra de coco precisam ser regados semanalmente ja que possuem alta retenção de agua. Obrigada.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.