Paisagismo

        Jardins de suculentas e cactus ou jardins áridos/semi-áridos não necessitam de muita água se compará-los aos jardins tropicais, essa é uma vantagem que não pode ser ignorada, o cerrado é perfeito para implantação, pois tem muito em comum com os locais de origem da maioria das suculentas. A época de seca não é prejudicial para as plantas resistentes à esses períodos, enquanto os jardins convencionais perecem, os jardins áridos ficam vigorosos com poucas regas. 
        Muito importante ressaltar que em regiões mais úmidas e com chuvas mais frequentes, esses jardins também se desenvolvem perfeitamente, o que muda é a estratégia no momento da implantação e os cuidados básicos com a drenagem irão determinar o sucesso do jardim. 
        De qualquer maneira, um jardim árido fica incrível em quase qualquer clima (neve ou geada são prejudiciais, apesar de existirem espécies resistentes ao frio extremo) é fácil se convencer com a beleza proporcionada, a riqueza das texturas das plantas e a variedade de cores são singulares. Composições de jardins de suculentas ficam ainda mais coloridos quando misturados à certas flores. Engana-se quem pensa que nesse tipo de ambiente não há vida e que não possa atrair pequenos animais inofensivos, nas flores de cactus e suculentas os visitantes como: beija-flores, borboletas, abelhinhas são facilmente encontrados e em meio as pedras e seixos, os lagartos encontram suas casas e fazem desses jardins ainda mais divertidos.





Design: Roger's Gardens Landscape Design

 Interessante a combinação do piso, pois apenas foi utilizado pedrisco ou areia.

 Caminhos entre os canteiros.

Mistura com flores, a maior parte é das próprias suculentas.

 Em canteiros na rua, delimitando e direcionando a passagem de pedrestes, Fonte: Projeto de Botanica Pop.

Pedriscos preenchendo espaços.

Fonte: Projeto de Botanica Pop no Rio de Janeiro.



As pedras são indispensáveis na forração do solo e preenchimento de espaços, além de decorativas.


 Labirintos. Por Debra Lee Baldwin.


 Canteiros com muita diversidade de texturas, cores e formas.


 Ou apenas isoladas, marcando uma entrada.


 Unidade.


Criando formas e figuras. 


 Magnífico jardim que protegeu a casa de ser totalmente queimada, casas vizinhas queimaram por completo, enquanto essa foi protegida pelas suculentas que amenizaram o fogo. Fotos por Debra Lee Baldwin.

  Antes do incêndio.

 
 Depois do incêndio o jardim totalmente destruído (Califórnia).

9 comentários:

  1. You might be interested in the page on my website that tells about how to use succulents as landscape plants for fire protection. http://www.debraleebaldwin.com/FirewiseLandscaping.htm.

    Also, the photo of the succulent labyrinth (#12) is from my book, Designing with Succulents.

    I'm happy to provide you with photos, if you let me know what topic you're doing. Email me at Sunwriter7@cox.net. That way, the photos will have my copyright on them, in case they're posted on Pinterest and other websites. I think that is good for you and for me, do you agree?

    You can use any photos from my blog, www.gardeninggonewild.com. They all have my (c) on them. You do not need to ask permission. I would be pleased if you wanted to use them.

    ResponderExcluir
  2. Hi Debra, sometimes I found photos on internet and I never cut out the copyright and names credits, but you know how the people are! I will pay more attention about it. You are a lovely person, thanks again!

    ResponderExcluir
  3. como voces comsequem suculentas tão maravilhosas fico ate emocionada de como são tão lindas como faço para consiqui las

    ResponderExcluir
  4. É inebriante essas imagens, jardins lindos! Suculentas de várias espécies, verdadeiras obras de arte esses jardins. Fiquei encantada!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por essas plantas(por todas as plantas).Seu blog é muito bonito e trás informações importantes para quem cuida de suculentas.Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. muito bonito todos os jardins,adorei!
    gostaria de umas dicas para montar um jardim no terraço da minha casa,é uma área aberta e muito quente.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Lidiane,todo esse trabalho mudou meu conceito acerca das suculentas. Que beleza! De agora em diante, um outro olhar.......... e uma nova forma de apreciar essas plantas adoráveis!
    MH
    Divinópolis - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  8. Aprecia Martins Fontes27 de setembro de 2017 às 23:02

    Muito interessante!
    Mas como comprar no atacado?

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.