ABC das Suculentas


      "Por alguns anos reuni centenas de imagens sobre suculentas e as armazenei, em um determinado momento resolvi que deveria criar um local para compartilhá-las, afinal deveriam existir interessados em suculentas assim como eu, porém as pesquisas nunca param e coisas novas que envolvem esse mundo aparecem todos os dias, assim surgiu o Blog ABC das Suculentas


         Fico espantada como a imaginação das pessoas é incrível, quando penso que já vi tudo sempre me surpreendo, mas isso se dá basicamente pela versatilidade que somente as suculentas possuem. 
Por eriwst.

   Esse universo da jardinagem é realmente fascinante, não conheço terapia melhor, quando estou trabalhando com minhas suculentas esqueço os problemas e o contato com a natureza é o melhor remédio, é assim que funciona.

     O objetivo do blog é entreter e informar reunindo interessados no mundo das suculentas, aqui você pode encontrar de tudo um pouco. 

         Aproveito o espaço para ressaltar que esse blog é álbum de fotos e a grande maioria não é de minha autoria, hoje em dia tomo o cuidado de procurar as fontes e sempre que possível irei colocar indicar os autores das imagens, mas como disse acima, reuni inúmeras fotos por um longo período e não me preocupava com as autorias, pois o objetivo não era a divulgação das imagens (se você é autor ou conhece quem seja, de alguma das imagens compartilhadas aqui, pode reclamar a vontade que eu certamente excluirei, ou se o caso for citarei as devidas autorias).         

     Em minhas fotos estou colocando a marca do blog, mas sinta-se a vontade para compartilhá-las, afinal estão aqui para todos os interessados. Apenas ressalto a importância de não copiar postagens inteiras.
Por Blackbird Experience.

     Ah! nem todas as postagens representam meu gosto pessoal, há algumas que não acho tão incríveis assim, porém o objetivo é informar e disseminar as suculentas por aí. Não tem como não gostar dessas simpáticas plantinhas, são lindas, versáteis e fáceis de cuidar". 
Inspire-se!!!

50 comentários:

  1. Que lindas imagens!!! como consigo uma suculenta dessa azul? e dessa roxa que se parece uma flor de lótus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, suculenta roxa é a Echeveria "perle von nurnberg" e é fácil de encontrá-la em lojas do ramo, quanto a azul eu não sei exatamente qual você está mencionando, porém suculentas azuladas também são fáceis de encontrar, e ficam com a tonalidade mais forte quando recebe as condições ideias, ou não tão ideais assim, você já leu a postagem sobre as suculentas "Stressadinhas" ??? http://suculentasminhas.blogspot.com.br/2012/01/stressadinhas.html

      Excluir
  2. Hi, Lidia -- I am very happy that you are willing to give credit for the photos you show on your excellent blog. I do see many of mine, some with my copyright, some without it. I am pleased that you and I share a similar passion for succulents and a similar design aesthetic. Since visitors to your site will want to share the photos they see here, on Pinterest and other places, may I send you the same photos with my name on them? This is an excellent way for me to gain awareness for my books and brand. Many thanks.

    Incidentally, I have a friend who is a landscape designer from Brazil. She is of course fluent in Portuguese. I will tell her about your blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debra you can email me: lidianepaisagista@gmail.com with the photos and i will change. Thank you to tell about the blog with your friend, I'm really happy. You are so generous with me, thanks!

      Excluir
  3. Amo suculentas e meu sonho é ter muitos vasos e poder colecionar variedades.
    As que eu tinha qdo mudei não pude trazer e perdi, mas trouxe 3 diferentes que já se adaptaram e estão brotando. Lindas suas imagens.

    ResponderExcluir
  4. Amo esse blog ;)
    Suculentas é minha PAIXÃO!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog, estou começando com as suculentas, preciso adequar espaço, elas ficam sob o sol, ou meia sobra, quando fica chovendo varios dias preciso coloca-las em um local abrigado.
    Perfeito mesmo seu blog....

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza, quando chove muito eu deixo vários dias sem regar, mas não tiro dos locais não. A maioria das suculents são de pleno sol, porém também suportam meia sombra, algumas (normalmente as verdes) vivem bem sem sol direto. Obrigada!!!

      Excluir
  6. Lidiane, preciso de ajuda! Estou fazendo algo de errado e matando minhas suculentas... costumava deixá-las nas varanda, numa área de muita luminosidade mas nenhum sol direto sob elas e aguava mais ou menos a cada 3 dias (moro em Manaus). As folhas foram caindo, ficando esbranquiçadas e secando, até que não restasse mais nenhuma e o caule secasse, ficando marrom. Comprei novas, coloquei no lavado, que tinha mais luminosidade, mas nada de sol direto e passei a aguar 1 vez por semana, agora as folhas estão caindo (não estão secando e nem mudando de cor) e duas "pencas" soltaram inteiras (caule repleto de folhas). Socorro! Não sei o que estou fazendo de errado... tirei-as do lavado, talvez lá seja meio abafado. Coloquei-as na sala, onde é bastante claro e luminoso, mas sem nenhum sol direto, e não sei se tenho que molhar mais ou menos? Obrigada, Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, luminosidade não é sol, e suculentas precisam de sol direto por pelo menos 4 horas por dia, muito provavelmente elas adiquiriram algum tipo de praguinha que acaba se desenvolvendo justamente por não ter a condição ideal de sol, sem sol direto essas regas estão demasiadas mesmo na região de Manaus. Uma sugestão que posso dar é que se não há luz solar direta obtenha as "suculentas verdes" como haworthias ou gasterias, pois essas sim vão bem em locais com luminosidade apenas. Quanto ao lavabo, esqueça, as plantas acabam sofrendo por falta de ventilação. Espero ter ajudado.

      Excluir
  7. OI LIDIANE, GOSTARIA DE SABER SE POSSO CORTAR O PENDÃO DA ECHEVERIA APÓS A FLORAÇÃO?
    OBRIGADO
    MARIA ANGÉLICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Angélica, não só pode como deve, evita fungos e doenças. Depois que secarem corte o pendão com tesoura limpa!

      Excluir
  8. Olá Lidiane, estou começando a fazer um jardim, e me apaixonei pelas suculentas, aprendi muito com seu blog, gostaria de lhe parabenizar e agradecer pelas dicas,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lidiane.Adorei seu blog.Só tenho suculentas em minha casa, mas tenho muito ainda a aprender sobre elas. Moro em Belo Horizonte. Na época de calor elas ficam mais bonita, mas agora no inverno o sol bate fraco aqui em casa.Algumas apodrecem no caule.Gostaria de saber qual a melhor forma de plantá-las, o que eu uso na terra e a quantidade. Funciona para mim como terapia também.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane, o solo ideal pras suculentas é o solo bem drenado e com matéria orgânica, divida duas partes de terra de boa qualidade, e uma parte de areia lavada, prepare o fundo do vaso ou do canteiro com pedriscos. É normal, no inverno que as suculentas entrem em um "estado de dormência" quase que uma hibernação, elas vão requerer menos água e o crescimento ficará reduzido, caso as manchas pretas no caule apareçam, utilize óleo de neem em spray semanalmente ao entardecer (sem sol), tomando o cuidado pra não aplicar nas folhas.... Boa sorte!!!

      Excluir
    2. amei o blog, tenho várias suculentas, começando agora, elas pegas sol das 7 hrs as 10 hrs, quantas vezes tenho que molhar? moro no interior de são Paulo, bjusss

      Excluir
  10. Oi Lidiane.Adorei seu blog, adoro suculentas.Também serve para mim como terapia.Espero trocar muitas ideias com você que poderão auxiliar-me. Abração

    ResponderExcluir
  11. Oi Lidiane, sempre adorei suculentas mais nunca como agora depois que conheci seu blog, agora estou a procura das que não tenho, principalmente as coloridas, comprei semente vou planta-las espero que peguem, aqui em Goiânia ainda não achei coloridas. Abraço
    Simone.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fico impressionada como Deus consegue ser tão perfeitoo *-* Amei o blog . De uma passadinha no meu também , um abraço. http://ggsuculentas.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  13. Amo suculentas, gostaria de ter várias de espécies diferentes mas em Fortaleza - Ce é difícil encontrá-las...

    ResponderExcluir
  14. OI LIDIANE, ADOREI SEU BLOG AMIGA! AMO SUCULENTAS, E COM SUA PRECIOSA AJUDA, VOU COMEÇAR A MINHA COLEÇÃO. VOU PASSAR O SEU BLOG PRA MINHA FILHA FABÍOLA, QUE COMO TE FALEI ESTÁ SE DEDICANDO A ESSAS PLANTINHAS ENCANTADORAS. ELA PRECISA MESMO FOCAR EM ALGUM HOBBY. BEIJOS QUERIDA. ATÉ AMANHÃ, SE DEUS QUISER.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lidiane, amamos as suculentas! o adubo N P K 10 10 10 devo usar? Depois de diluída na água qual a quantidade? Você pode indicar qual devo comprar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Nunca usei, se alguém tiver experiencia com NPK pode comentar aqui, por favor!

      Excluir
  16. Oi Lidiane,amei seu blog!!Eu e meu esposo tb temos várias suculentas!!Já virou mania!!Aqui na minha cidade já não acho mais diferentes,gostaria de saber se vc sabe de algum site que vende??Vc já comprou assim??Bjo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,

      Não costumo indicar, pq já tive alguns problemas em compras online. Boa sorte na procura!

      Excluir
  17. Oi Lidiane eu moro em apartamento e sou apaixonada por suculentas. Vc poderia me indicar quais sobrevivem bem somente a claridade,sem sol direto?Já tentei quatro tipos de suculenta,mas elas morreram,não sei se por falta de sol ou excesso de água.Obrigada,abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Pesquise sobre haworthias e gasterias, são suculentas que resistem bem sem iluminação solar direta, aliás elas até ficam mais bonitas, pois quando vão ao sol elas amarelam.

      Boa sorte na procura!

      Excluir
  18. Olá Lidiane, comecei cultivar suculentas essa semana e hoje resolvi pesquisar algumas coisas na internet e encontrei seu blog. Parabéns pelo conteúdo, aparência e por sua simpatia em responder as perguntas. Realmente as informações aqui contidas prestam um valioso favor aos interessados pelo cultivo dessas fantásticas plantinhas.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom esse trabalho! Já aprendi um pouco e vou tentar novamente comprar algumas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá Lidiane, não conhecia as suculentas. Por acaso, procurando plantas q pudessem ser cultivadas em apartamento, deparei-me com elas. Foi amor à primeira vista. São apaixonantes. Parabéns pelo blog, tão apaixonante quanto às suculentas.

    ResponderExcluir
  21. Olá, iniciei uma coleção de suculentas,bem agora entre dezembro e janeiro. Elas estava em área externa, um palete como jardim suspenso. Começaram as chuvas e percebi que começaram a apodrecer, já que são brotos. Isso é normal? É claro, as trouxe para a área interna, quando faz sol estou as expondo.

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Boa noite Elândio,
      sofri do mesmo problema nessa temporada de chuvas, e descobri com tristeza que dependendo da quantidade de água, podem ocorrer grandes perdas, o ideal é que os vasos que ficam expostos tenham uma excelente drenagem, para suportar o excesso de água, boa sorte!

      Excluir
  23. Oi Lidiane,
    Tenho uma área que pega sol pela manhã e a tarde é bem ensolarada devido telha transparente e bem quente, parece uma estufa nesse calor de SP. É uma boa área para cultivá-las?
    Obrigada, Marilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilia,

      Pode ser uma área interessante para cultivo, caso você estique junto ás telhas um sombrite, pois corre o risco de queimá-las com o sol da tarde. Lembrando que em locais como este que você descreveu, as suculentas irão precisar de mais irrigação, por que certamente perderão mais água devido ao calor intenso. Eu investiria no espaço sim, Boa sorte

      Excluir
  24. Oi Lidiane!
    Parabéns pelo blog!!! Adorei!!
    Tenho um vaso com suculentas, e agora com a chegada do frio várias folhas estão ficando com a borda avermelhada. É normal?!! Não sei o que fazer!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmia,

      Isso é normal pode ficar tranquila, veja aqui no blog a postagem sobre as mudança de coloração: http://suculentasminhas.blogspot.com.br/2012/01/stressadinhas.html?showComment=1400077806342#c87030954114052337

      Obrigada!

      Excluir
  25. Olá Lidiane, faço faculdade de Ciências Biológicas e ultimamente tenho pesquisado muito sobre suculentas, comecei a me interessar muito e a adquirir. Mas acabei me deparando com algumas fotos que me deixaram apaixonada, mas não faço ideia do nome das espécies nem como achar. São 3 espécies e uma delas até encontrei foto aqui em seu blog, mas não possui o nome da respectiva. Você poderia me ajudar por favor? Como posso lhe enviar essas fotos? Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Juntei as três fotos para que você possa ver em minha foto de perfil do Google. Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. olá Lidiane, você possui alguma postagem com nomes dessas e de outras suculentas? Seria legal para conhecer pelo nome.

    ResponderExcluir
  28. vc conhece algum site que tem a foto com o nome das sulentas.procurei aqui e nao achei?

    ResponderExcluir
  29. Oi, Lidiane, tudo bem? Parabéns pelo teu blog!! É maravilhoso! Tenho uma dúvida:. Comprei umas suculentas e dentre elas, uma que se parece com um cacto, como se fosse uns dedinhos todos apontados para cima! Havia alguns botões de flores, porém ao chegar em casa, observei que as flores (com a parte interna toda pretinha), tinha mau-cheiro ! É assim mesmo? Alguma sugestão? Ou aceitar o cheirinho assim mesmo?

    ResponderExcluir
  30. AMO AS SUCULENTAS !TENHO EM MINHA VARANDA DO APT E FICAM LINDAS!!
    PARABÉNS PELO LINDO BLOG ,VOU CURTIR NO FACE!
    LIDIANE EU FUI PESQUISAR NO GOOGLE UM TIPO DE PLANTA QUE RECEBI EM MEU FACE E ENCONTREI O SEU BLOG E AMEI. VOU POSTAR LA NO SEU FACE ,VEJA SE É UMA ESPECIE DE SUCULENTA?? BJÃO S2 SUCULENTO DE CARINHO . :*

    ResponderExcluir
  31. Lindo Blogger de informações, a quem está se apaixonando por estas lindezas!
    Vou linkar vc na minha página.

    ResponderExcluir
  32. Por favor onde compro essas lindezas coloridas?

    ResponderExcluir
  33. Por favor onde encontro essas maravilhas?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite , tenho várias sementes de suculentas , mas não sei a técnica certa de como semear. Caso saiba por favor me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Tenho várias suculentas e cactos. Lendo as postagens, só não entendi o seguinte: quando chove você as deixa na chuva, depois espera alguns dias para molhá-las de novo ? Porque eu as tiro dá chuva e molho-as uma vez por semana. Entendi certo ? MUITO OBRIGADO
    Luis Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis,
      Tudo depende da drenagem do vaso ou do canteiro. O fato das suculentas serem resistentes a falta de água não quer dizer que elas não gostam de água, a chuva também é boa para suculentas.
      Minha sugestão é que você deixe na chuva pra evitar tanto trabalho de recolher os vasos, se notar que está muito encharcado, recolha!
      Boa sorte com suas plantas!

      Excluir
  36. Boa tarde,

    minha suculenta caiu do muro devido a um gato que andou pelo muro, quebrou 6 galhinhos dela, a terra tbm caiu e acabou despedaçando a terra que estava juntas, não tive o que fazer coloquei no vaso novamente, mas estou com medo dela morrerem e não desenvolver as partes perdidas.O que fazer?

    Att

    Andressa

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.