Projeto e implantação

        Projetos paisagísticos de jardins áridos levam em consideração alguns aspectos importantes para a obtenção de melhores resultados. Questões como o  local, a incidência solar, as preferências do cliente e os custos são levantadas por entrevista antes da elaboração do projeto de paisagismo. Após o levantamento do local, dúvidas elucidadas e projeto concluído chega o momento da implantação que se inicia com o tratamento do solo e drenagem, importantíssimos para o sucesso do jardim, solos pobres devem ser corrigidos, é um mito pensar que as suculentas e cactáceas se contentam com solos ruins, o aparecimento de pragas e doenças pode ser evitado se as condições do solo forem adequadas. Devo ressaltar que o porte das plantas também é um ponto importante, geralmente as suculentas crescem com uma certa rapidez, a grande maioria são reptantes e rastejantes e se espalham preenchendo os espaços, já o cactos levam um tempo maior para atingirem o porte adulto, porém a preocupação com podas é quase desnecessária. O aproveitamento de declividades e de rochas já existentes é muito interessante e valoriza ainda mais o jardim. A cobertura com seixo e areia não é apenas estética, mas faz parte da drenagem e tem fundamental importância para a saúde das plantas. 

  







        Brasília tem uma enorme vantagem em comparação com outras cidades, seu clima é muito favorável à implantação de jardins áridos que podem ser combinados com lagos, fontes decks e pergolados, plantas não suculentas também podem ser misturadas e o jardim árido pode ser incorporado sutilmente ao espaço já existente.

9 comentários:

  1. Além de vantagem, lá tem muitas plantas nos brejos que não se vê em outros lugares! no cerrado,e nas matas, e capãos.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se elas podem ficar em um jardim de área externa....sujeitas ao sol, chuva, ventos, ou é preferível que fiquem em ambiente interno???Grata

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, minha dúvida é a mesma do post acima, elas podem ficar em área externa?

    ResponderExcluir
  4. Elas devem ficar em áreas externas, precisam de sol no mínimo 4 horas por dia, preferencialmente sol da manhã.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, minha dúvida é que moro no norte e o clima e bem úmido e chuvoso, agora estamos no verão amazônico, um período muito seco e quente a incidência de chuva e quase zero. minha maior dúvida mesmo e na manutenção e nas formas de reprodução, não consigo de maneira alguma fazer. e geralmente minha suculentas morrem, mesmo plantando com terra adubada e areia e uma drenagem boa, não sei. principalmente a dedo de moça.

    vilma de Belém-Pará.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, minha dúvida é que moro no norte e o clima e bem úmido e chuvoso, agora estamos no verão amazônico, um período muito seco e quente a incidência de chuva e quase zero. minha maior dúvida mesmo e na manutenção e nas formas de reprodução, não consigo de maneira alguma fazer. e geralmente minha suculentas morrem, mesmo plantando com terra adubada e areia e uma drenagem boa, não sei. principalmente a dedo de moça.

    vilma de Belém-Pará.

    ResponderExcluir
  7. Brasília tem um clima favorável, mas gostaria de saber se na época de chuva é necessário cobrir as plantas, pois sei que elas não são adeptas do excesso de água. Se eu for fazer um jardim de suculentas, mesmo aqui em Brasília, as raízes podem apodrecer na época de intensa chuva. O que você me sugere. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. onde posso comprar mudas ou sementes de suculentas e cactos
    meu e-mail é ivone-filass@hotmail.com
    ivone palma de mattos fila

    ResponderExcluir
  9. Voce sabe quem fabrica este galinheiro ?

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.