sábado, 13 de dezembro de 2014

Como fazer sua árvore de Natal com suculentas

     Hoje a dica é para todos que querem fugir das tradicionais árvores de natal, com ornamentos coloridos e pisca pisca.  Ainda dá tempo para montar sua própria árvore natalina feita com suculentas e eu vou dar uma ajudinha pra esclarecer como você pode fazer. Nem preciso dizer que esses "pinheirinhos" são pra lá de modernos e incríveis, a ideia é uma versão reduzida para mesa, mas pra quem tem mania de grandeza a técnica funciona também em árvores grandes. O vídeo abaixo é de PrudentBaby e está em inglês, mas o passo a passo é autoexplicativo e basicamente ensina a técnica de tela de galinheiro preenchida com o musgo seco sphagnum. (Já informei em outras postagens que em grandes cidades não é difícil encontrá-lo, em Curitiba tem no mercado municipal e é bem baratinho).

Essa técnica permite que a planta continue a crescer e se desenvolver mesmo sendo inserida sem raízes no musgo, então o investimento que você fizer pra confeccionar sua árvore não será perdido após o natal, já que pode deixá-las crescendo ao longo do ano ou reutilizá-las em outros vasos e arranjos.

A forma que fizer com a tela de galinheiro de sustentação é o formato que sua árvore terá, em casos de árvores maiores, a estrutura deve ser reforçada, como nas imagens no final da postagem.

Após a estrutura montada você deve preencher com o musgo sphagnum molhado, pra facilitar e garantir que não irá ceder na hora de plantar as suculentas. As garotas do video também cobriram a estrutura por fora escondendo totalmente a tela.

Na hora de inserir as plantas, use um palito para furar e não estragar os caules que devem ter pelo menos uns 2 centímetros, use um gancho floral pra que fique bem firme.

Uma dica legal para harmonizar é que se coloque as rosetas menores no topo e as maiores na base.

Vale lembra que elas precisam ficar próximas á janela para receber luz solar e que em locais externos ficam ainda mais exuberantes, regue com spray ou jato leve de mangueira a cada 10 dias.


Agora veja o resultado de algumas árvores e inspire-se:

Por Jolly Bunch, Rússia.







As cinco imagens acima são de SucculentSolution encontradas no site Etsy e podem ser compradas por lá.



 As minhas preferidas são as próximas, pois tem harmonia e cativam pela simplicidade, ambas da Dalla Vita na California.




Como prometi no início da postagem seguem as imagens que ajudam a ilustrar o procedimento correto para montagem de topiarias com suculentas, dominada essa técnica, você pode montar qualquer coisa que imaginar. As imagens são de Steven Cominsky da Fine Garden.





Dicas importantes: 

  1. Mantenha o musgo molhado para obter melhores resultados, regue de cima pra baixo, se ficar um período seco sem regas, não há prejuízo pois as suculentas armazenam água internamente em suas folhas.
  2. Esqueça os adubos, pois eles farão com que as suculentas cresçam exageradamente e então a árvore perderá a forma.
  3. Ofereça luz solar por períodos generosos e prefira o sol antes do meio dia, em locais muito frios com geada (como em Curitiba por exemplo), elas devem ser recolhidas em áreas cobertas.
  4. Podas podem ser necessárias, corte nos caules na base das rosetas e replante as mudas que foram podadas.




Feliz natal !!!

7 comentários:

  1. Oi Lidiane, parabéns por este espaço tão rico em informações! Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da areia que deve ser utilizada na mistura com a terra, pois encontrei em lojas uma areia denominada dolomita. É segura na composição?

    ResponderExcluir
  2. Oi Lidiane, parabéns por este espaço tão rico em informações! Gostaria de tirar uma dúvida a respeito da areia que deve ser utilizada na mistura com a terra, pois encontrei em lojas uma areia denominada dolomita. É segura na composição?

    ResponderExcluir
  3. Olá Lisiane!
    Há alguns meses venho me interessando e apaixonando por suculentas. Nas pesquisas para conhecer mais, encontrei teu blog (muito informativo e lindo), por isso venho te pedir uma ajuda. Algumas das minhas suculentas estão ficando com as folhas de baixo amareladas e depois secas enquanto outras estão ficando com as folhas murchas e molengas. Pensei que poderia ser falta de rega (rego 1 ou 2x na semana), ou pode ser excesso? Moro no Rio Grande do Sul, muito calor e abafado nessa época. As suculentas estão perto da janela, pegam umas 3h de sol de manhã e vento. Será que a terra está pobre?
    Obrigada?

    ResponderExcluir
  4. Olá, te mencionei no post de hoje! Venha ver!

    beijos Monalise

    http://www.dividindoexperiencias.com/2015/06/suculentas.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Lisiane
    Meu nome é Elisabete e adoro o seu blog. Com ele aprendi muito sobre as lindas suculentas. Achei muito interessante esta idéia de árvore. Com certeza vou fazer.
    Lembra da guirlanda de suculentas? Pois é, eu fiz e faz o maior sucesso. Tanto que estou vendendo no mercado livre com o nome de GUIRLANDA MUSGO SECO 35 CM.
    Muito do meu sucesso devo a você. É uma pena que eu não sei enviar fotos.
    Beijos e obrigada.
    E-mail - bettyuva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou cada dia mais apaixonada por essas espécies, me identifiquei com elas, adorei tudo q descobri com você, MS gostaria de me especializar mais, onde procurar? Você ministra cursos, estou fazendo o curso de design de interiores e paisagismo em Goiânia, mas não encontrei aqui algum lugar pra me especializar. Me dê algum dicas por favor...

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite !
    Ótima dica adorei, pensei que fosse mais difícil sou apaixonada por suculentas e gostei da árvore de natal.
    Obrigada pelas dicas. Valeu
    Abraços

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.