sábado, 7 de janeiro de 2012

Canteiros, Forrações, Bordaduras...

      Tenho observado a cada dia que as suculentas estão ficando mais populares em jardins, plantadas diretamente no chão e misturadas com espécies não suculentas. O cuidado principal é na preparação do solo e sua drenagem. As suculentas são excelentes como forrações e na bordadura de caminhos, em terrenos com declividades e pequenas elevações as suculentas se encaixam perfeitamente com agaves imponentes e cactus de maior porte.
Em bordaduras de caminhos elas direcionam e colorem com suas flores texturas e cores.


Nesse canteiro, a forração explorou a inúmera variedade de espécies e formaram um desenho específico. As pedras sempre estão inseridas e dão um complemento.

A brincadeira aqui ocorreu com poucas espécies, porém com muito contraste na coloração das suculentas, criando uma unidade.

Forração e utilização de pedras.
Unidade na forração e bordadura com essa magnífica coloração azulada do senécio.



O senécio é sem duvida a forração mais utilizada, por preencher os espaços rapidamente e pela coloração incrível que contrasta com a maioria das suculentas tanto em cor quanto em textura.

As agaves em terrenos desnivelados normalmente são usadas com pedras.
Um canteiro forrado com suculentas.

A verticalidade vem com a agave e aloe ao fundo e também com vaso recheado de sedum, note que há uma mescla com outras espécies não suculentas como bromélias.

Detalhe do vaso com sedum e agave, que trouxe a verticalidade para um canteiro plano.

Texturas e cores.


8 comentários:

  1. Parabéns!
    Esta página é um colírio para os olhos.
    Estou fazendo um jardim e vou reservar um canteiro com cactos e suculentas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... estou de joelhos, diante de tamanha beleza, meus olhos explodem de alegria. gratidáo.

      Excluir
  2. Este é o melhor blog sobre suculentas, generoso, fantástico... Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Descobri o seu blogue por acaso e fiquei encantada!
    Nunca me tinha dedicado ás suculentas, nem cactos... Mas quando vi estas maravilhas, comecei logo a imaginar onde iria colocar um canteiro de suculentas:-)
    No inicio deste mês, estive de férias e coloquei mãos á obra! Acho que ficou lindo! Espero que elas resistam ao clima do Minho!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Sua página é maravilhosa, amo suculentas tb. descobri os jardins fantasias e adorei, vou fazer um ou uns.... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Há muito sou apaixonada por estas plantas, mas seu blog me incentivou a investir mais no assunto. Tenho muitas, cada dia é uma surpresa, a velocidade de multiplicação, os desenhos e as lindas flores! Quem não conhece pode se surpreender muito. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. sempre ouvi dizer que suculentas não suportam muita água,se isso é verdade não é perigoso fazer forração e bordaduras com essas lindas em locais externos?

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.