terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Arte Viva: Quadros e Jardins Verticais de Suculentas

      "Colocar as suculentas nas paredes não é uma tarefa das mais difíceis, ideias super criativas inspiram uma transformação nos ambientes internos ou externos. Molduras simples ou mais detalhadas podem ser utilizadas, e uma infinita combinação de plantas é o que transforma essa brincadeira em arte. Uma moldura com plantas pode ser um pequeno quadro ou um grande painel, que renovará por completo o ambiente. Você já viu um quadro desses? Nesse post mostrarei algumas técnicas muito simples de montagem desses quadros de arte viva".
Lindíssima combinação de cores. Por Tiffanys Living Art.
Como um vaso, porém pendurado na parede. 
Por Dig Gardens.
A madeira em tons naturais fica rústica e combina muito com as suculentas.
Tamanhos e formatos diferentes das molduras, mas semelhança na escolha das suculentas cria uma unidade. Gostou? quer saber como fazer? então vamos às técnicas. Por Sunset Magazine.


Tela:
Por Better Homes and Gardens.

Uma simples moldura de madeira foi criada e uma tela foi fixada a um dos lados, acima da tela foi pregado a moldura de madeira escolhida, funciona como uma caixa com o fundo fechado.
Por Sunset Magazine.

A caixa preenchida com o substrato preparado e próprio para suculentas. Por Sunset Magazine.

Nos espaços da tela as suculentas são posicionadas, de maneira que haja uma harmonia. Espécies como echeverias, graptopetaluns, aeoniuns e seduns são ótimas opções, pois possuem formatos de roseta e ficam excelentes nesse tipo de plantio. Por Sunset Magazine.


Depois de plantados na horizontal, as molduras devem aguardar cerca de um mês para que as suculentas fixem suas raízes completamente e fiquem seguras quando forem penduradas na vertical.
Com o auxílio de um palito, os caules ganham espaço entre a terra mais facilmente. Por Better Homes and Gardens.

Nesse modelo, a tela utilizada foi a de galinheiro, e o musgo esphagum foi misturado ao substrato, permitindo que as suculentas fossem plantadas após o quadro na vertical, já que o musgo dá mais sustentação e leveza.


Feltro:
O feltro é muito utilizado em painéis e quadros vivos, aqui é mais uma ideia para execução.



Fibra de coco:

O procedimento da montagem da base é o mesmo, porém ao invés de tela, é colocado a manta de fibra de coco e o substrato é colocado antes da fibra ser fixada, mais detalhes para esse projeto veja aqui.

Para a colocação das suculentas, a fibra é cortada com estilete e as espécies são colocadas com as raízes e com o parte do próprio substrato dos vasos.
Esse é o resultado, as plantas não ficam tão próximas e a fibra fica aparente, mas espécies que são pendentes podem ser utilizadas e cobrirão os espaços com o tempo.



Tijolos:
Jardim vertical por Cláudia Regina. Foto: André Fortes
     
     "Quando o assunto é tamanho, os quadros deixam de ser práticos devido ao peso e é aí que e entram os painéis modulares, formando qualquer dimensão de parede. Esses painéis modulares, são fabricados em plástico e possuem células que comportam o substrato e as plantas e podem ter sistema de irrigação próprio".
Painel modular de plástico isolado.

Painéis em conjunto. Por davitydave.

Painéis formando um único quadro. Por Flora Grubb Gardens.

Painel na área externa de churrasqueira. Maravilhoso!

Painel em área interna de banheiro.Por Flora Grubb Gardens.

Montagem dos painéis.

Horizontal e vertical.


Muros...

quadros...

... ou fachadas inteiras.

27 comentários:

  1. Olá Lidiane,
    Sou apaixonada pelas suculentas e amei seu blog.
    Estou plantando vários vasos com combinações de suculentas. Tomara que eu consiga deixá-las coloridas como as fotos postadas e suas sugestões.
    É como um vício. Sempre queremos uma espécie diferente para aumentar a "coleção".
    Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um vício aumentar a coleção, boa sorte e obrigada. Seja bem vinda!

      Excluir
  2. Amei. Parabéns pelo maravilhoso trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Me encantan las suculentas, maravillosas tu obras!!!, gracias por compartirlas.

    ResponderExcluir
  4. lindos jardins. Adorei. Acho que vou aproveitar a ideia :).

    ResponderExcluir
  5. JÁ ADORAVA AS SUCULENTAS SOMENTE POR ACHAR BELAS...DEPOIS DE CONHECER SEU BLOG E VER O TRABALHO FEITO COM ELAS VIREI APAIXONADA DE CARTEIRINHA...GANHEI MINHA PRIMEIRA REMESSSA DE MUITAS POIS QUERO MAISSSSSSS.....

    ResponderExcluir
  6. GANHEI MEUS PRIMEIROS VASINHOS E DEPOIS DE CONHECER SEU BLOG TO MAIS APAIXONADA AINDA....QUERO MAISSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Já sou apaixonada por suculentas há muito tempo, mas depois de ver esse blog, choquei!!!Não pudia imaginar o tanto de coisas que se criar com elas. Amei!!!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo, adoro cactos. Esse blog me deixou encantada amando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lidiane, tudo bom?
    Estou querendo fazer um quadro com suculentas usando um xaxim de fibra de coco. Você acha que preciso colocar a tela de galinheiro dentro do xaxim ou posso simplesmente plantar as suculentas e esperar a fixação antes de pendurar. O xaxim é redondo. Espero sua dica. Obrigada,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Nesse caso não creio que o uso da tela seja necessário, pois a fibra de coco é bem compacta e segura bem as suculentas, o cuidado está apenas no tamanho do buracos feitos, pois no início elas ainda estão sem muita fixação. Espero que corra bem, depois mande foto de como ficou, estou preparando uma postagem com trabalhos dos leitores do blog.

      Excluir
  10. Oi Lidiane! Acabei de montar o segundo "quadro" com o xaxim redondo. Vou esperar elas se fixarem. Te mando as fotos sim. Mando por e mail? Espero que dê certo!
    Obrigada!
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Camila, pode mandar poe e-mail sim, lidianepaisagista@gmail.com
      Obrigada!

      Excluir
  11. Já estou providenciando o meu jardim... amei a idéia!!!

    ResponderExcluir
  12. OLá Lidiane! Amei as suas suculentas,gostaria de saber como adquirir essas coloridas ,pois aqui onde moro não consigo encontrar!!!!! Obrigada sueli

    ResponderExcluir
  13. Olá, obrigada por compartilhar as dicas e o passo-a-passo. Para montar um quadro que ficará num apartamento, qual opção será a melhor? Pergunto isso até pensando no possível gotejamento que pode ocorrer após cada rega. Aguardo sua sugestão e novamente agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny,
      é realmente, o gotejamento é previsto, já que esses quadros são artesanais e mesmo que impermeabilizados, podem pingar o excesso de água. No dia da rega, retiro da parede, molho, espero que sequem e depois penduro novamente, mais trabalhoso, mas dá certo!!!

      Excluir
  14. Adorei !! Me inspirou a fazer um pra mim.

    ResponderExcluir
  15. Olá, adoro as plantinhas e tinha muitas, mas perdi quase todas, as raízes ficaram podres e varias morreram, acredito por excesso de rega, então pergunto, como é possível as suculentas no muro, se estão exposta a chuvas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma,
      Todas as minhas suculentas ficam no tempo e pegam muita chuva, o problema não é a rega em si, e sim a drenagem. É necessário que haja um escoamento da água para que as raízes não apodreçam. As suculentas no muro dificilmente retém água.

      Excluir
  16. Tudo muito lindo Parabéns, muito bom gosto!!

    ResponderExcluir
  17. já amo suculentas, agora então...tudo muito belo, gratidão por seu blog, vai ser muito util as ideias para replantar as minhas...bjs visite o meu também http://recortandoascenasdavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente maravilhooooooooooooooooso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Amei!!!

    ResponderExcluir
  19. amei a ideia, vou fazer um painel para mim primeiro, tenho que aumentar as minhas tenho po
    quissimas. vou procurar essas coloridas nunca vi por aqui.
    obrigado

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.