terça-feira, 24 de abril de 2012

Visitantes do Jardim

     "Pode até ser que você não goste de insetos ou outros bichinhos no seu jardim, mas pra mim, os visitantes inofensivos são muito bem vindos. Aranhas, pererecas, abelhas, beija flores sempre estão em meio aos vasos, confesso que gosto muito dos que procuram as flores e ajudam na polinização, mas também não me incomodo com aqueles que apenas buscam refúgio. Aqui em Brasília os calangos ou lagartos estão em toda a parte e jardins com seixos e pedras são quase que perfeitos para abrigá-los, acho muito simpáticos esses carinhas. As imagens que seguem no post não são todas minhas e também não tenho todas as fontes, foram colhidas ao longo do tempo e agora vou compartilhá-las".

Beija flores:
As flores de cactus por serem muito chamativas são ótimas para atrair os beija flores. 
Fonte: Cactus & Succulents Society of America.
Cactus cabeça de frade. Fonte: Cactus & Succulents Society of America.
Alguns vem pra ficar a temporada.
Inflorescência de alguma aloe.




Lagartos e lagartixas:
Foto: Mark Laita.
Lagartos adoram ambientes de jardins semi áridos. Foto: Ashley J. Gittins.





Abelhas e zangões:
Parou pra descansar.
abelhas estão aí pra isso mesmo, flor de rosinha do sol (Aptenia cordifolia). Foto: David Lev.
Foto: Paracelsus (gardenweb.com)

Borboletas:
Foto:  Martin Heigan.
Borboletas de todas as cores e tamanhos.
Grilos: 
Grilo em uma crassula. Fonte: Wikimedia.
Joaninhas: 
Sabe da importância das joaninhas? clique aqui!

Moscas:
Tudo estava indo bem, até elas aparecerem? talvez não, as suculentas do gênero Stapelia são as suculentas com flores mais generosas, na verdade de inacreditável beleza e diversidade, e por trás de tanta beleza, essas mosquinhas verdes acabam surgindo e por ali ficam dias, mas nada que seja desagradável, são apenas parte da natureza das stapelias.

Foto: Martin Heigan.
Mais uma inacreditável flor de stapelia, com sua polinizadora.
Pererecas e sapos:
Também são injustiçados e chamados de nojentos, mas na verdade, apenas buscam refúgio em meio aos vasos, quem não ia querer morar num canteiro de suculentas???
Foto de: Laurie McAndish King (Novato, CA).
Aranhas:
Mais uma vez não há motivo para pânico, na grande maioria são inofensivas, e apenas buscam outros insetos de menos porte. São simpáticas!
Foto: Gathan Beaga (gath.co.nz)
Foto: herbalistics.com.au

Animais domésticos:
Vivem passeando pelos canteiros, nunca tive problemas com meus cachorros, andavam até com certo cuidado entre as pedras, mas é claro que devem haver cachorros malucos e destruidores de jardins, não tem solução, chama o encantador de cães!!!

Fonte: mooseyscountrygarden.com

Foto: Debra Lee Baldwin.
Quer uma dica? 
O inimigo nº1 dos canteiros de suculentas são os coelhos, por trás daquela fofinha aparência se escondem verdadeiros predadores vorazes que comem sem parar e mastigam até os talos, mantenha os coelhos longe de seus canteiros. Coelho nunca mais!!

Não achei nenhuma imagem de coelhos com suculentas para ilustrar, vai ver não sou só eu que acha que coelhos e suculentas não combinam.

5 comentários:

  1. Eu odeio moscas ! Mais são sempre bem vindas as joaninhas ! Que especie de planta é aquela que esta cheia de joaninhas?? Muito bom o seu blog ! Parabens

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Sou mais uma que lhe pede SOCORROOOOOO!!!! Meu cactus cabeça de frade está amolecendo... Há alguns dias mudei de vaso e terra por perceber que estava ficando claro...Uma outra planta minha de pouca água morreu após um "jardineiro" colocar uma terra nela e a mesma mistura foi pro meu cactus. Corri pra acudir, mas está molinho...O que eu faço??? Não sou de molhar ele...Será que errei???? Por favor, me ajude!! Ele veio de Minas pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ninha,

      Nunca tive esse cactus cabeça de frade, apesar de acreditar que os cactos necessitam de cuidados semelhantes independente das espécies, não sei como ajudá-la no diagnostico correto, creio que quando ficam moles pode ser ataque por bactérias e isso pode comprometer toda a sua coleção, troque todo o substrato, corte com faca (bem afiada e limpa com álcool) as partes podres e deixe-o separado das demais observe até que tenha uma melhora, caso contrário poderá perdê-lo.


      Boa sorte!!!

      Excluir
  3. Adorei!!! Me inspirou em melhorar os vazinhos dos meu pobres cactos abandonados! Muito lindo seus arranjos!

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.