"Echeveria é um gênero, pertencente a família Crassulacea (Crassus gordo/grosso), suas folhas e caules são carnudos e seus tecidos suculentos funcionam como um mecanismo de armazenamento de água, a evaporação também e reduzida pela cera ou micro pelos que envolvem as folhas das suculentas, aliás, suas folhas tem a função espetacular de propagação de novas plantas que surgem da base foliar, primeiramente com o despontamento das raízes e por fim um brotamento em mini roseta igual a planta mãe, que dará origem a um novo exemplar".
A partir daí uma inúmera combinação de espécies. |
Tenho reproduzido echeverias com extrema facilidade por este método da folha-mãe. Mas uma espécie está me dando um baile. Já usei hormônio, resfriamento, descanso sem luz, afogamento, etc... Minha criatividade ainda não a fez revelar seu segredo. Já teve alguma espécie ranzinza assim? conseguiu dominá-la? Abraços.
ResponderExcluirOi, bom dia, sempre tem algumas que são "chatinhas" pra reprodução pela folha-mãe, algumas até despontam as primeiras raízes e logo param o desenvolvimento. Eu não sou muito insistente não, quando não vai eu deixo pra lá, reproduzo apenas por estacas. Qual é a espécie que está te dando trabalho, você sabe?
ExcluirAcho que é a elegans... Mas percebi que ela está repleta de mudinhas no seu caule sob as folhas. Talvez ela esteja querendo me mostrar a melhor maneira. Obrigado pela resposta.
ResponderExcluir