quinta-feira, 28 de junho de 2012

Suculentas para Comer

Acredite, essas suculentinhas acima são para comer, isso mesmo, comestíveis! Na verdade são cupcakes muito bem elaborados e feitos com primor que parecem ser verdadeiros vasos de suculentas. Encontrei aqui o passo a passo, muito trabalhoso, mas bem legal pra uma festa no jardim por exemplo. Quem se arriscar a fazer pode usar essas dicas.

O primeiro passo é fazer mini bolinhos de chocolate em formas individuais, essa é a base e  é a parte da "terra" desse vasinho. Você pode fazer a sua receita preferida de bolo de chocolate.
Para fazer as partes coloridas do bolinho, você irá precisar de corante comestível e fondant (encontra em lojas especializadas, ou você pode fazer a receita em casa) segundo a criadora desse cupcake, o fondant é muito fácil de ser trabalhado como massinha infantil, então não requer tanta prática assim. Pode ser substituído por pasta americana.
Para a "cobertura do vaso" use areia, ou melhor, biscoito esfarelado para imitar areia.
Use corante laranja ao fondant para dar o tom terracota imitando um vaso de cerâmica, depois de esticar a massa com um rolo, envolva o bolinho de chocolate já assado. Para a cobertura ela usou creme de manteiga que facilitou a "colagem" do biscoito esfarelado ao bolinho.
Para fazer as suculentas echeverias, use forminhas de biscoito em formato estrelado de dois tamanhos diferentes, comece cortando com a maior e depois com a menor a massa que foi colorida com o tom verde.
Para o centro da echeveria faça uma bolinha e pequenas pétalas em formato de gota como no exemplo a seguir.
Use um palito para segurar tudo e aplique sobre as formas estreladas que foram previamente cortadas.
Para dar um realismo maior, ela adicionou nas beiradas das folhas um pó comestível púrpura que pode ser facilmente substituído por chocolata em pó. Perfeito isso!
Outras espécies podem ser recriadas e aqui vão as dicas de como fazê-las.
O açúcar de confeiteiro é utilizado sobre as pétalas para recriar a cera protetora das suculentas.
Muito realístico eles ficaram, o que você achou? Tem gente que tem talento para culinária, outros para jardinagem, ou para os dois, vale a tentativa.
Ficam perfeitos.
E quase podem ser confundidos com as reais suculentas.
Agora é só comer!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um Livro ou um Vaso?

Achei bem criativa essa ideia de arranjo, usando um livro antigo e que talvez não tivesse mais uso. Você pode criar um "vaso" inusitado. As suculentas utilizadas nos arranjos podem compor uma unidade com a capa do livro e as cores podem se complementar. Há várias opções de montagem, podem ser com o livro deitado ou em pé, fechado ou aberto.  









Detalhe do buraco para as plantas. Esse arranjos são da artista Jeaneen da California.





Usados em conjunto se tranformam em um arranjo muito diferente.



Livro usado em pé:



Acima o arranjo é da artista Jessica St. Hilaire da Florida.

Capa aberta:





Encontrei um passo a passo que dá uma ideia bem explicativa da montagem desse tipo de arranjo aqui.

Passo a passo:
Materiais necessários:

1- Livro antigo de capa dura;
2- Régua;
3- Estilete;
4- Cola;
5- Plástico; 
6- Suculentas diversas pequenas;
7- Terra preparada;
8- Musgo para acabamento.


1- Colar as laterais das pagumas do livro, tome cuidado para não colar o centro.

2- Medir o tamanho desejado e com o estilete cortar até o fundo do livro tomando o cuidado para não cortar a contra capa.

3- Cobrir com o plastico para proteger o livro da umidade e assim aumentar a durabilidade desse "vaso".

4- Acomodar as suculentas de maneira que fiquem harmônicas, cortar o excesso do plastico e fazer o acabamento com o musgo.






Veja também:
Suculentas Vintage

terça-feira, 26 de junho de 2012

Suculentas Vintage

 "Antigas latas de café, chá ou qualquer que sejam as embalagens criam vasos diferentes e charmosos, essas peças vintage são muito decorativas. Colecionadores verdadeiros pagam altas quantias por peças que remetem a outros tempos e que contam histórias. Vintage é tudo aquilo que é originalmente de décadas passadas, diferente do retrô que é uma coisa nova com um ar antigo (que não deixa de ser legal). Misturar essa "história" com suculentas não é novidade, e vale qualquer objeto, desde xícaras herdadas da bisavó, brinquedos jogados num depósito velho ou até livros antigos, mas tem que ser bem vintage". 
Acredito que nasci no tempo errado mesmo!!!
Lata de chá inglês vira um lindo vaso.
Latas de diferentes décadas, são peças decorativas e usadas em conjunto ressaltam ainda mais o conceito.



Outro tipo de "vaso" vintage é essa lata. As marcas de ferrugem fazem parte.
Por "Forget Me Not Landscape Design".
Caixas de garrafas de refrigerante também podem ser utilizadas, difícil mesmo é encontrar esse tipo de objeto hoje em dia. 
Um antigo brinquedo também entra na brincadeira do vintage.
O uso de prataria vintage, fica belíssima em decoração de mesas em casamentos.
Bules antigos viram vasos que combinam com as xícaras.
Xícara no suporte de suculentas não é novidade, a diferença aqui é a idade das xicrinhas. Podem ser últimas remanescentes dos conjuntos da vovó, você imagina um uso mais interessante para elas?
Travessas igualmente antigas, são vasos de beleza ímpar.
Essa ideia é com certeza a mais ousada, em outra postagem mostrarei o passo a passo  dessa montagem.

Uma coleção de vasos, que usados em conjunto são ainda mais interessantes, não sei esse são vintage ou se são retro, mas a ideia é essa!

Veja também:

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.