sexta-feira, 30 de março de 2012

♥Joaninhas no Controle Biológico das Pragas

     Ah! as joaninhas, fico tão feliz quando as encontro em meio aos meus vasos, as vezes  brinco com as crianças para irem à caça das joaninhas só pra colocá-las nos vasinhos de suculentas.
  
     Conhecidas no mundo científico como Hippodamia convergens, as joaninhas são frequentemente utilizadas para realizar o controle biológico de pragas em áreas de cultivo agrícola, dispensando assim o uso de insecticidas químicos que podem ser tóxicos para o ambiente e para o homem e com isso incentivando a agricultura orgânica biológica, mas o que tem a ver com as suculentas???
     Esses delicados e doces insetinhos são verdadeiros soldados predadores e vorazes no combate às pragas, principalmente os malfadados pulgões e cochonilhas os inimigos n°1 das suculentas. Pra se ter uma ideia, As joaninhas podem consumir cerca de cinquenta pulgões por dia e as fêmeas põem mais de 300 ovos na primavera e no início do verão. Os ovos são pequenos e fusóides, geralmente colocados perto da presa, em lotes verticais, com quase trinta ovos.
Ovos de Joaninhas
     Assim que começam a alimentar-se, as larvas desenvolvem rapidamente alcançando, em um mês o tamanho adulto, ficando com suas cores definitivas, que podem ser vermelho ou amarelo com pontinhos pretos.
As joaninhas comem todo o tipo de insetos mas além dos insetos precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação. São atraídas por determinados tipo de plantas, mas principalmente pelas plantas que têm flores em forma de copinho como é o caso das tulipas e lírios, por acumularem água em seu interior mantêm o ambiente fresco, onde as joaninhas gostam de fazer as suas casas durante o Verão. 
     Durante o Outono e inverno as joaninhas hibernam, podendo ser encontradas em fendas, buracos e troncos velhos, especialmente onde tenham folhas para se abrigarem do frio. Como costumam hibernar em conjunto é sempre um cenário bastante curioso. 
Hibernação de inverno
     Foi comprovado que o pulgão (que pode ser preto, verde ou amarelo), quando ataca determinada espécie de planta, faz com que ela libere um sinal de alerta, emanando cheiros que atraem as joaninhas ou outros predadores. Então, esses insetos sugadores liberam seu próprio sinal de alerta e se dispersam, fugindo dos predadores. As joaninhas também se sentem atraídas por plantas entre as quais se destacam a erva doce, coentros, cominhos, cenouras, gerânio, endro, funcho, coreópsis, angélica, cosmos e dente de leão, que podem ser plantadas próximos aos seus canteiros de suculentas só para atraí-las, ou você pode encomendar lotes de ovos de joaninhas, mas eu só encontrei em Portugal e USA se alguém souber aqui no Brasil e puder indicar seria ótimo, quero um caminhão!!! 

...algumas imagens dessas belezinhas...






     O diretor da fazenda dos estudantes, na Universidade da Califórnia, Mark Van Horn, protege as plantações de tomate e de milho com renques de girassóis. Esta planta anual originária de América do Sul, com suas flores que alcançam um diâmetro de 30 cm, é a moradia perfeita para as joaninhas e vespas parasitas, que combatem os insetos que prejudicam a lavoura. Nos últimos 30 anos, a pesquisa sobre ecossistemas de agricultura orgânica, obteve algumas descobertas importantes, e refinou as técnicas usadas pelos produtores, que preferem alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Já com as suculentas a maioria dos defensivos (mais fracos) que me atrevi a usar as prejudicam de alguma maneira, ou eles tiram a cera protetora de suas folhas ou queimam estragando totalmente o aspecto delas, então resolvi que a melhor maneira seria mesmo continuar lavando com água e sabão de coco, mas dá um trabalho, pois quando as raízes estão infestadas de cochonilhas... só chorando!!! Agora tenho feito uns experimentos pulverizando óleo de neem e parece que finalmente terei algum resultado positivo e satisfatório. Muitas vezes prefiro arrancar os pendões de flores cheios de botões por abrirem só pra me livrar desses indesejados e terríveis pulgões, o que é um verdadeiro lamento, pois as flores das suculentas são muito aguardadas...
     Preste atenção na hora de combater pragas no seu jardim; os métodos mecânicos, como: armadilhas, catação manual, barreiras e boa drenagem, entre outros, são inofensivos. Entretanto o controle biológico é sempre o mais natural e o menos invasivo. Por isso, cuide das joaninhas!

Fonte: 
http://www.jardimdasideias.com.br/314-a_joaninha
http://interessespessoais.com/jardim/atrair-joaninhas-para-o-jardim-e-horta/

domingo, 25 de março de 2012

Pequenas Doses

     "Desenhar e implantar um jardim de suculentas é incrível, mas eu realmente amo os vasinhos pequeninos ou até minúsculos que criam verdadeiros bonsais, e quando as flores aparecem então... é quase inacreditável, gosto de ter vários, pois ficam lindos em mesas de escritórios, lavabos ou aparadores, e o legal de ter muitos é que podem ser trocados a cada dois ou três dias e eles sempre estarão exuberantes".


































sexta-feira, 23 de março de 2012

Fontes

     "Uma velha fonte rachada ou que perdeu a sua função de acumular água pode se transformar em um maravilhoso ponto focal no seu jardim, elas trazem uma verticalidade aos espaços mais planos, geralmente as suculentas por terem seu porte pequeno devem ser misturadas a outros tipos de plantas, se você tiver uma fonte dessas pode esquecer de espécies não suculentas". 
Inspire-se!




















Fonte do jardim Aroeira.










Fontes de parede e bebedouros:














Vasos em pedestais ou vasos altos também criam essa mesma verticalidade:















Bebedouro de pássaros: The Succulent Perch







Por livinggreen.com

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.