... e agora? ABC


Dicas para principiantes que adquiriram um dos meus vasinhos, clique aqui!

50 comentários:

  1. seu blog é simplesmente maravilhoso, parabéns...
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Lidiane, adorei seu blog. Sou autora do Blog Mãe bacana e encontrei seu espaço em uma das minhas buscas sobre suculentas. Fiz uma postagem sobre plantas fáceis de cuidar e citei o ABC das suculentas. Como forma de agradecer as dicas maravilhosas (que já coloquei em prática no meu jardim), inclui o ABC no blogroll, tudo bem? Abraços, Gisa Hangai / www.maebacana.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Amei seu blog!!! Sempre tive uma atração por cactos e suculentas e aqui estou aprendendo como lidar e cuidar dos meus vasinhos!! Tenho vários tipos (não muitos mas alguns!!!). Minhas suculentas não estão se desenvolvendo, elas estão na sombra das árvores. Pelo que li elas gostam do sol!!!! É isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, é isso mesmo, mas coloque sob sol gradativamente, pois estão na meia sombra e se forem de uma vez para o sol forte irão queimar.

      Excluir
  4. Olá Lidiane! Meu nome é Natalia. Tenho uma suculenta que cresceu bastante, então a transferi para um vaso maior, mas acho que isso a fez armazenar mais água. Começaram a aparecer umas manchas nas folhas e, agora, apareceram raminhos brancos, como "raizes", em seu caule. Pelo que li em seu blog, isso é um tipo de fungo, certo?
    Acha que ainda posso salvá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, na verdade esses raminhos são raízes mesmo, e não se preocupe isso é natural. Quanto as manchas nas folhas pode ser queimadura do sol, e isso passa com o crescimento da planta. Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigada!!!

      Excluir
  5. Olá Lidiane tenho algumas suculentas e cactos e sou apaixonada por eles, gostaria de saber como faço para adquirir seus vasinhos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lidiane boa tarde. Parabéns pelo seu blog. Comprei alguns vasos com 3-4 tipos de suculentas, quando cheguei em casa separei cada tipo em um vaso diferente, mas percebi que elas não se desenvolveram depois disso, algumas até morreram. O que posso fazer? Qual o melhor tipo de substrato? posso adubá-las?
    Onde moro é muito quente (Mato Grosso) e só tenho dois locais para colocá-las, ou na sombra, ou no sol da tarde toda, é melhor deixá-las na sombra ou no sol?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comprar um vaso para desmontar e montar outros, deve notar alguns pontos, se as raízes estiverem grandes e bem desenvolvidas já tendo ocupado o vaso todo, estas deverão ter suas raízes podadas para serem plantadas em novo vaso, caso as raízes ainda sejam novas, não há necessidade de trocá-las. Quanto ao substrato, use terra adubada (2 partes) e areia lavada (1 parte) e é melhor que fiquem no sol da tarde do que na sombra. Boa sorte!!!

      Excluir
  7. Olá Lidiane.. comprei pela primeira vez 3 vasinhos de suculentas e cactos, no caminho de casa os vasinhos tombaram perdendo um pouco de terra,em casa arrumei novamente nos vasinhos , reguei e coloquei no sol, mas uma delas quebrou as folhas.. será que ela tem jeito? ou perdi de vez? Obrigada
    Flávia

    ResponderExcluir
  8. Olá Lidiane, adoro o seu blog! Amo as suculentas e estou com uma dúvida. Será que pode me ajudar? ganhei um mini-jardim de suculentas e gostaria de saber o nome dessas maravilhas. Existe a possibilidade de enviar a foto dele para vc me ajudar a identificar as espécies?
    Um abraço e muito obrigada!, Eliane Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, talvez eu possa sim, não conheço todos os nomes de suculentas, algumas quero descobrir também, envie a foto pro meu e-mail: lidianepaisagista@gmail.com

      Excluir
  9. Oi Lidiane, boa noite. Parabéns pelo seu blog. Você poderia me informar onde posso comprar o painel modular de plástico isolado. Gostaria de fazer um de suculentas. Aguardo resposta. Obrigada. Olga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olga, não sei indicar, infelizmente, apenas conheço alguns em sites norte-americanos, os que já vi aqui no Brasil, não ficam bonitos com suculentas, pois normalmente são grosseiros, e ficam com as estruturas expostas, só ficam legal com folhagens bem cheias.


      Se descobrir me indique que também quero saber. Obrigada e boa sorte!

      Excluir
  10. Como posso adquirir os vasinhos que você produz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço vasos por encomenda, entre em contato pelo meu e-mail lidianepaisagista@gmail.com

      Excluir
  11. Oi, Lidiane, tenho um pequeno espaço de terra na minha varanda e pensei em plantar suculentas ali. Posso fazer isso ou elas só podem ficar em vasinhos? Como faço isso? Obrigada, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,

      Você pode plantar nesse espaço suas suculentas e fazer um canteiro, desde que haja boa qualidade de sol, ou seja, sol até o meio dia pra que não queimem as folhas. A montagem do canteiro é semelhante a montagem de vasos, impermeabilize (caso ainda não esteja), prepare o fundo com pedriscos e deixo o buraco do dreno desobstruído. depois coloque a terra preparada mistura com areia lavada e plante as suculentas, cubra com pedrisco pra manter a umidade e ficar com um aspecto mais legal.
      Boa sorte!

      Excluir
  12. Olá Lidiane, amei seu blog. Me interessei recentemente por essas plantinhas e gostaria muito de trabalhar com elas. Sou de São Bernardo do Campo e queria saber se vc conhece algum curso específico sobre suculentas. Agradeço sua atenção.

    Abraços

    Norma Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Norma,
      não conheço nenhum curso específico, talvez eu tenha que criar um, hehe, brigada pelo contato!

      Excluir
    2. Oi Lidiane.. acho mesmo que vc bem que poderia ministrar aulas específicas sobre essas beldades. Aqui em Sao Paulo onde posso encontrar grande variedade de suculentas??? tem algum livro que vc possa indicar?
      Mais uma vez obrigada..

      Beijos

      Excluir
    3. Oi meninas!

      Eu também não tenho encontrado cursos! Há mutos conteúdos e livros sobre suculentas no slideshared e no scribd :)

      Excluir
    4. Oi Meninas!

      Também não encontro cursos em São Paulo! Vc poderia mesmo criar algum Lidiane rsrsrs

      No scribd e no slideshared tem muitos conteúdos a respeito. Talvez ajude!

      Bjo a todas!

      Excluir
  13. Olá Lidiane, esse blog é maravilhoso!!
    Me apaixonei pelas suculentas... comprei um vaso de barro como recomendado, comprei almas suculentas e tenho tratado delas com muito amor e carinho. Mas não sei o que está acontecendo, parece que elas estão apodrecendo... Coloco elas em um lugar com claridade mas coberto, será que está certo???
    Me ajude, por favor :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nubia,

      suculentas precisam de sol direto pra que fiquem fortes e saudáveis, é difícil diagnosticar seu problemas sem ver o local e as condições do substrato plantado, siga os passos básicos de drenagem e preparo da terra e depois sol nelas, prefira o sol da manhã, boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Lidiane,
      deve ser a falta de sol. A mudei o vaso de lugar :)
      Com que frequência devo regar???

      Excluir
  14. Oi Lidiiii!!

    Parabéns novamente, AMO seu Blog!

    Estou com dúvida em relação aqueles bichinhos brancos (malditos sejam!!) que ficam grudados nos caules e folhas. Como faço para eliminá-los??

    Beijos e Saudades Nina

    ResponderExcluir
  15. oi Lidiane, preciso de ajuda! replantei algumas das minhas suculentas para fazer um mini jardim, passado alguns meses algumas delas estão com as folhas enrugadas o q será isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah,
      desculpe na demora em responder, mas quando as suculentas ficam enrugadas é falta de água. É sinal que elas estão usando todas as reservas internas de água e por isso enrugam. Espero que ainda dê tempo a ajuda!

      Excluir
  16. oi Lidiane!!!
    gostaria d saber onde posso encontrar bastante suculentas pra comprar em São Paulo?
    ja fui em varios Gardens e sempre encontro as mesmas especies...

    ResponderExcluir
  17. BOA TARDE LIDIANE, EU TENHO UMA PEQUENA COLEÇÃO DE SUCULENTAS, MAS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE SOL, REGA ESSAS COISAS, EU LEIO MUITO E VEJO BLOGS QUE FALA QUE SUCULENTAS PRECISA DE SOL PLENO E OUTROS QUE NÃO, QUE SÓ PRECISA DE UM LUGAR COM ILUMINAÇÃO, VC VENDE SUCULENTAS? VC É DO RJ? TO NO AGUARDO.

    ResponderExcluir
  18. Oi Deborah,
    infelizmente não sei dizer onde você pode encontrar mais variedades, mas acredito que em São Paulo seja mais fácil, boa sorte na procura!

    ResponderExcluir
  19. oi,estou com um problema com minhas suculentas ,todas apodrecem com 3 a 4 dias q eu tenho comprado.preciso q vc me ajude me informando como devo cultiva-las.devo deixar no sol ou na sombra????por favor me ajude!!!!!!!!!!!!BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber como podar as suculentas e como mantelas dentro de casa por que as minhas morrem

    ResponderExcluir
  21. Olá! Adorei seu Blog! Gostaria de saber como faço para adquirir um de seus vasinhos? Estou montando meu escritório, sou designer de interiores e gostaria de incluir suculentas na decoração, então gostaria de ter uma para conhecer melhor a planta! Sucesso e abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá Lidiane,

    Meu nome é Jefferson, tenho uma pequena colecção de suculentas que actualmente estou "a tentar" catalogar para melhor cuidar de cada espécie. Onde encontro um catalogo para identificação? Cá em Portugal existem poucas pessoas que entendem do assunto. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  23. Olá Lidiane

    Tenho uma pequena colecção de suculentas e aos poucos vou ganhando prática no cuidar de cada uma. Actualmente moro em Portugal e estou a ter algumas dificuldades com algumas espécies por conta do clima. No momento estou tentando catalogar cada espécie, assim consigo cuidar de cada uma de forma individual. Gostaria de saber se conheces algum tipo de catalogo on line onde posso encontrar algumas das minhas espécies. Realmente o blog e fantástico e tenho tomado como referencia aqui em Portugal. Parabens.

    ResponderExcluir
  24. Minhas suculentas estão enrugadas , o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  25. Olá Lidiane, tudo bem? Eu tenho várias dúvidas a respeito das suculentas. Tive uma amiga que tinha várias espécies e peguei mudinhas delas. Já tem uns três meses, todas sobreviveram, mas ainda assim não com um aspecto muito bonito... Sei que o crescimento é lento, algumas até estão dando brotinhos. Queria algumas dicas, quando puder responder. Vou lista umas coisas abaixo.

    1- A plantinha de crescimento mais rápido ficou cheia de pulgões. Tentei umas receitas caseiras que pareceram funcionar por pouco tempo, mas no fim só vi dar resultado com extrato de fumo. Separei ela das demais e estou com medo de reaproximá-las. Como consigo saber que ela está "livre" dos pulgões?

    2 - Ao mesmo tempo que surgiram os pulgões, surgiram uns insetinhos parecendo mosquitinhos de frutas, com asas. Achei que poderiam ser formas adultas dos pulgões, talvez predadores ou até mesmo bichos que poderiam cultivá-los (alguns insetos às vezes "criam" outros). Acabei percebendo, e tenho quase certeza, que são insetos que vivem no solo. Não sei se danificam as plantas, não percebi nenhuma mudança brusca, mas eles são muito incômodos. Não sei o que faço! O fumo não deu certo com eles e se espalharam para os outros vasos. Toda vez que vou regar, eles saem e ficam rodeando. Teria alguma dica?

    3 - Eu mantenho elas apenas em uma terra vegetal "pobre", como minha amiga recomendou. Li algumas coisas sobre colocar cacos de telhas nos fundos dos vasos, terra com areia de construção no meio e cobrir com pedrinhas. Esse é o melhor resultado? Rego uma vez por semana, mas percebo que a terra é muito solta e seca - às vezes se me esbarro, voa terra pra todos os lados e percebo que a planta tá meio solta. É assim mesmo ou devo regar mais? Já outros vasos parecem que a terra está super compacta e até reduziu o volume - se ponho um palito, até sinto duro para entrar na terra... Fico tentando entender o que faço de errado, mas não percebo. Aparentemente sigo todas as dicas da minha amiga, mas as delas ficam perfeitas, e as minhas estão me enlouquecendo...

    4 - Sempre que elas aparentam folhas murchas ou enrugadas é falta de água? Devo regar mais vezes então? Tenho duas que não parecem se restabelecer e armazenar água nunca. Estou com medo de regar duas vezes na semana e elas terem alguma reação esquisita.

    5 - Comprei um vasinho pronto com uma moça, um mini jardim. Ela me orientou por meio copo de água uma vez na semana, mas uma das plantinhas parece estar morrendo - é a menorzinha. Será que é excesso de água? O vaso parece ser cerâmica (ele é decorado por fora com tecido) e tem camadas por dentro (ela me mostrou, mas apenas me recordo que as duas mais superiores são terra e pedra). Como não vejo a terra, não sei como ela está...

    Muitas dúvidas, rsrs. Fico no aguardo do contato.
    Qualquer coisa, o meu email é bia_morais89@hotmail.com

    Muito obrigada!

    Bianca

    ResponderExcluir
  26. Olá Lidiane, tudo bem? Eu tenho várias dúvidas a respeito das suculentas. Tive uma amiga que tinha várias espécies e peguei mudinhas delas. Já tem uns três meses, todas sobreviveram, mas ainda assim não com um aspecto muito bonito... Sei que o crescimento é lento, algumas até estão dando brotinhos. Queria algumas dicas, quando puder responder. Vou lista umas coisas abaixo.

    1- A plantinha de crescimento mais rápido ficou cheia de pulgões. Tentei umas receitas caseiras que pareceram funcionar por pouco tempo, mas no fim só vi dar resultado com extrato de fumo. Separei ela das demais e estou com medo de reaproximá-las. Como consigo saber que ela está "livre" dos pulgões?

    2 - Ao mesmo tempo que surgiram os pulgões, surgiram uns insetinhos parecendo mosquitinhos de frutas, com asas. Achei que poderiam ser formas adultas dos pulgões, talvez predadores ou até mesmo bichos que poderiam cultivá-los (alguns insetos às vezes "criam" outros). Acabei percebendo, e tenho quase certeza, que são insetos que vivem no solo. Não sei se danificam as plantas, não percebi nenhuma mudança brusca, mas eles são muito incômodos. Não sei o que faço! O fumo não deu certo com eles e se espalharam para os outros vasos. Toda vez que vou regar, eles saem e ficam rodeando. Teria alguma dica?

    3 - Eu mantenho elas apenas em uma terra vegetal "pobre", como minha amiga recomendou. Li algumas coisas sobre colocar cacos de telhas nos fundos dos vasos, terra com areia de construção no meio e cobrir com pedrinhas. Esse é o melhor resultado? Rego uma vez por semana, mas percebo que a terra é muito solta e seca - às vezes se me esbarro, voa terra pra todos os lados e percebo que a planta tá meio solta. É assim mesmo ou devo regar mais? Já outros vasos parecem que a terra está super compacta e até reduziu o volume - se ponho um palito, até sinto duro para entrar na terra... Fico tentando entender o que faço de errado, mas não percebo. Aparentemente sigo todas as dicas da minha amiga, mas as delas ficam perfeitas, e as minhas estão me enlouquecendo...

    4 - Sempre que elas aparentam folhas murchas ou enrugadas é falta de água? Devo regar mais vezes então? Tenho duas que não parecem se restabelecer e armazenar água nunca. Estou com medo de regar duas vezes na semana e elas terem alguma reação esquisita.

    5 - Comprei um vasinho pronto com uma moça, um mini jardim. Ela me orientou por meio copo de água uma vez na semana, mas uma das plantinhas parece estar morrendo - é a menorzinha. Será que é excesso de água? O vaso parece ser cerâmica (ele é decorado por fora com tecido) e tem camadas por dentro (ela me mostrou, mas apenas me recordo que as duas mais superiores são terra e pedra). Como não vejo a terra, não sei como ela está...

    Muitas dúvidas, rsrs. Fico no aguardo do contato.
    Qualquer coisa, o meu email é bia_morais89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. ganhei sementes de suculetas mas ñ sei como plantar, podem me ajudar ?

    ResponderExcluir
  28. Olá! Gostaria de saber se suculentas são venenosas para coelhos, ou se há algumas que não são. Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Peço sua ajuda e opinião, tenho vários tipos de suculentas, entre elas um vaso de "dedo de moça" estava bem grande uns 60cm um gato derrubou o vaso e a parte pendente soltou quebrou, na verdade ficou intacta ela quebrou do caule, tem como replantar? será que esta parte sobrevive?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Como faço para adquirir um faso de barro seu?

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    Parabéns pelo blog. Gosto muito de suculentas e tenho feito algumas experiencias, mas preciso de mais informação. Voce pode me indicar algum livro ou site aonde eu possa aprender mais como fazer mudas, pois algumas pessoas vem ao viveiro e perguntam por que não tenho plantas ornamentais para vender e estou querendo trabalhar com suculentas. Agradeço a qqr, informação.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde! Tenho duas suculentas e dois cactos. A primeira vez que decidi cuidar de plantas, acabei matando um cacto por excesso de agua. Aprendi que eles não podem ter muito contato com o liquido. Tenho uma suculenta (flor da fortuna) há quase um ano, ela só deu flores uma única vez e nunca mais florou. Recentemente tem apresentado folhas murchas. Li em outro blog que talvez seja falta de agua, mas rego uma vez por semana, na realidade, como agora esta no inverno, bem menos. Elas ficam na janela do meu quarto e não pegam tanto sol, apneas o da manhã. Vocês acha que isso pode ter relação? Me ajude, a suculenta que dava flor da fortuna é tão linda! não queria que morresse.

    Desde já grata.

    ResponderExcluir
  33. Olá, amei seu blog, e preciso muito de ajuda com minhas suculentas.Sou apaixonada por elas, mas acho que não estou sabendo cuidar direito. Tenho 4 suculentas de espécies diferentes. Minhas suculentas tem ficado com as folhinhas como se fossem murchas, enrugadas, sabe? Eu fico com a sensação que é falta de água e molho, mas nada muda. Estão ficando com a folha fina, como se tivesse sem água dentro. Elas pegam sol direto na parte da tarde e indireto pela manhã.

    ResponderExcluir
  34. Olá
    Gostei muito do seu blog e gostaria de saber como q se cuida da Echeveria "perle von nurnberg" pois tenho 25 unidades dessa espécie, mas não sei muito bem como cuidar.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.