sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Floreiras recheadas de suculentas

O trabalho da semana foi a montagem de quatro floreiras de concreto com suculentas, elas tem a função de barrar e direcionar a passagem em um deck de madeira.
Esses vasos tomam sol abundante até mais ou menos às 16:00, por isso tem essa coloração bem marcada com características de stress hídrico e sol em excesso, porém estão super saudáveis e exuberantes. 

Antes que me perguntem onde comprar suculentas coloridas como essas, leia a postagem das suculentas stressadinhas

Essas plantas são comuns e podem ser compradas em qualquer viveiro que venda suculentas, mas você não encontrará já com essa coloração, pra ficarem assim é um processo, uma combinação de excesso de sol e pouca água, eventualmente solo pobre em nutrientes. É muito comum acontecer em vasos que já estão plantados á alguns anos e necessitam a troca do substrato. 

Já vou adiantando que você não deve comprar uma plantinha do viveiro onde ela se encontra em condições super favoráveis e expô-la ao sol forte de uma só vez, faça isso gradativamente, pois corre o risco de queimar as folhas. 




















Orçamentos em Brasília: lidianepaisagista@gmail.com



8 comentários:

  1. Muito obrigada! Vendo sua combinação de plantas, consegui identificar algumas que resistem a sol pleno!
    https://www.facebook.com/groups/1431627257167440/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lidiane! Sou de Brasília também e estou com algumas suculentas em casa. Passei algumas semanas fazendo uma adaptação delas no sol, para não queimarem, agora já estão legais com o sol, mas meu medo é a chuva. Pois queria deixá-las em um vaso que ficará no tempo. Como elas se comportam aqui em brasília nesta época de chuvas?
    Obrigada! Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      se o vaso tiver drenagem não há problema de ficar exposto ao tempo, tenho canteiros aqui também e eles ficam super exuberantes quando recebem mais água, só tome cuidado com caramujos e lesmas que podem aparecer e comer as folhas das suculentas.

      Boa sorte.

      Excluir
  3. Oi, Lidiane! Sou do interior do RJ e coleciono suculentas há algum tempo, mas nunca tinha estudado sobre elas até ter esse problema. Talvez vc possa me orientar. Elas ficam na janela do meu banheiro, onde bate sol na parte da manhã toda. As mudinhas cresceram e eu decidi replantá-las no maior capricho. Usei terra vegetal, adubo, areia e fibra de coco...forrei o fundo de vários mini castiçais de vidro colorido com pedrinhas para drenar. Plantei uma mudinha em cada "vasinho". Percebi que elas não estão mais crescendo, mas soltando muitas mudinhas laterais e as colorações estão se perdendo, ficando todas verdes. Isso aconteceu porque elas "desestressaram" com a mudança da terra? Errei na escolha do substrato? Terei que replantá-las para resolver o problema? Convém plantar todas juntas em um vaso maior ou isso não influencia nas cores? Espero que possa me dar alguma orientação.
    Aproveito para elogiar o seu blog. Muitas informações interessantes e ideias divinas!
    Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia..... Parabéns pelo seu trabalho......gostaria de saber Qual substrato devo usar para plantar em um tronco seco? Abs e obrigado pela atenção Marcello Rosa Pouso Alegre MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcello,
      você pode limitar o buraco no troco (nas laterais por ex.) com tela de galinheiro e forrar com musgo seco tipo sphagnum e então preencher com substrato de vaso comum.

      Excluir
  5. Olá bom dia..... Gostaria de saber como faço o substrato para vaso de tronco seco...... Parabéns pelo seu trabalho. Marcello Rosa Pouso Alegre MG

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.