quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Terrários na Revista Docol


Saiu na última edição da Revista Docol (ed.19), uma matéria sobre terrários e eu tive a oportunidade de participar, abaixo você pode ler na íntegra a reportagem e o link da revista é esse, pra quem gosta de decoração e arquitetura vale a pena conferir. Texto de Renata Caetano a quem agradeço de coração!






  O procedimento pra visualizar a imagem grande e conseguir ler claramente é o mesmo, clique na imagem e arraste até a barra de guias, só então solte e clique na lupa que vai aparecer.  

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Livros que Eu Recomendo

     "Aqui no Brasil são raras as publicações exclusivas de livros sobre suculentas, é necessário recorrer a literatura na língua inglesa. Estou me atrevendo a escrever aqui, pra nós brasileiros um guia com instruções básicas de cuidados e com fotos inéditas. Enquanto não sai, eu indico sempre os livros da Debra Lee Baldwin, que é a musa das suculentas nos Estados Unidos. Mesmo em inglês, vale a pena adquirir essa coleção, pois são muito inspiradores e cheios de dicas importantes pra quem quer montar jardins de suculentas e também vasos charmosos e sofisticados, além de possuir imagens magníficas que enchem os olhos de quem vê". 





Recomendo os dois primeiros volumes, "Designing with Succulents" e "Succulent Container Gardens" o terceiro "Succulents Simplified" que foi lançado em maio de 2013 eu ainda não li, mas creio que é tão bom quanto os outros, e é fácil de encontrar em grandes livrarias,

Recomendo muito!!! 



terça-feira, 6 de agosto de 2013

Feliz aniversário

Hoje o aniversário é meu, mas estou comemorando os mais de 600 mil acessos no "ABC das Suculentas" e os mais de 4 mil likes na página do Facebook. Muito obrigado a todos que sempre incentivam e elogiam o trabalho com as suculentas. Peço desculpas por não poder responder todas as dúvidas que recebo. Fica aqui um bolinho pra comemorar com todo mundo.

 

 Foto: Rebekah Westover e bolo: "The Chocolate".

Por: lizmarieblog

Por: sarahbearclaw.com

Por: knowhowshedoesit.com

Por: alanajonesmann.com

Foto de: Fiona Kelly Photography

Por: Pjheun
 Por: Musthavecute.com








Por: Oh So Succulents.


domingo, 23 de junho de 2013

Matéria sobre terrários do Correio Braziliense 23/06/2013

     Hoje saiu uma matéria sobre terrários no Jornal Correio Braziliense, respondi algumas perguntas sobre terrários e claro, falei sobre terrários abertos de suculentas (que são os meus preferidos). Minha amiga e paisagista Rose Antonelli também fez parte e deu suas dicas. Foi na "Revista do Correio" uma matéria super bonitinha e bem escrita (devendo os créditos), mas não saiu na versão online, então digitalizei e abaixo você pode ler as dicas pra montar ainda hoje o seu!!! 

"Arraste as imagens até a barra de endereços pra poder visualizar em alta definição e ler sem problemas".



 Uma pena, pois as imagens do jornal não tem a mesma beleza das originais, estão postei aqui e você pode baixar à vontade.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa Suculenta


     "No Brasil não é muito tradicional o uso da casca de ovos para fazer brincadeiras de páscoa, como a "caça aos ovos" que é muito popular em outros países, na minha memória eu lembro bem, quando recebia na escola ovos pintados com amendoim doce dentro. Uma maneira lindinha de reutilizar a casca dos ovos de galinha é fazendo delas pequenos vasinhos com suculentas. Eu amo esses micro jardins, além de servirem como lembrancinhas fofas para presentear na páscoa, você foge desse consumismo exagerado de chocolates. Eu achei na internet alguns exemplos para ilustrar". 
O que você acha dessa ideia?

Em: itsoverflowing.com


Em: bhg.com
Por: Rhonda E. Peterson
Em: acasarella.net
Por Samantha Hutchinson

Por: Frog Goose and Bear

sexta-feira, 8 de março de 2013

PortaRetrato, PortaSuculentas em 3,2,1...




Um porta retrato antigo com uso limitado, pode ganhar o mesmo tratamento dos quadros de suculentas, o princípio da montagem é semelhante e os materiais  utilizados são muito simples, anote:





Tudo o que usei para montagem foi na base da reutilização, exceto pela tela que comprei. Você pode substituir alguns materiais usando tachinhas se não tiver a pistola de grampos (acabei fazendo isso). 

Na hora de escolher a moldura, se houver dúvidas para compor as cores, use molduras neutras e rústicas, pois ficam ótimas com suculentas, aqui eu usei de  madeira bem simples e o resultado é muito legal, molduras mais largas tem um efeito mais interessante, pois escondem a caixa de madeira que fica atrás e que normalmente é feita com madeira ordinária. 

As mudas devem ser saudáveis e devem ter um caule de uns 3 cms pelo menos, escolha mudas dos vasos mais antigos e com plantas já bem desenvolvidas, corte com a tesoura limpa nos caules secundários e com o auxílio do palito, que pode ser um rashi, abra espaço para introduzir os caules. 

O substrato é preparado para cactos e suculentas, com areia lavada  e terra adubada na proporção 2:2.

Sphagnum é um tipo de musgo que compra-se seco, é bem baratinho e razoavlemente fácil de encontrar, ele é importante, pois segura a terra, eu usei ele como um sanduíche, sphagnum - substrato - sphagnum e depois a tela, já vi criações como bolas ou guirlandas que utilizam somente o musgo. Caso seja muito difícil pra encontrar, use manta drenante da mesma maneira de "sanduíche".

Veja o procedimento:
1- depois de prender a tela na caixa de madeira, que deve ter a mesma medida interna da moldura, preencha todo o espaço interno com o musgo ou a manta drenante.

2- cubra o musgo com o substrato.

3- cubra o substrato com o musgo.

4- feche o fundo da caixa com pregos.

5- prenda o pendurador.

6- a caixa fica assim, então prenda a moldura.

7- use o palito para abrir o espaço para as suculentas e monte o arranjo como desejar.



Não deixe espaços entre as plantas ajuste-as bem apertadinhas, depois de cerca de um mês, você já pode pendurá-los na parede ou usar como porta retrato em cima de mesas e bancadas.

As regas são feitas uma vez por semana, tire-os da parede e regue em uma torneira, espere escorrer o excesso de água e pendure novamente. 




Faça vários com o mesmo modelo de moldura e use em conjunto. Com o tempo, se elas crescerem muito, podas podem ser feitas e também algumas  podem ser substituídas.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Revista Paisagismo & Jardinagem: Beleza Árida

Hoje eu vim pra mostrar a matéria que eu participei, saiu na Revista Paisagismo & Jardinagem da editora Casa Dois, n° 118. A matéria "Beleza Árida" sobre jardins desérticos ficou linda, foi escrita por Paula Andrade, a quem agradeço pela oportunidade de falar sobre suculentas. 
Aproveito e peço desculpas por estar tanto tempo sem postar e também por não ter respondido e-mais com dúvidas, mas logo estou na ativa com o blog.
Abaixo você pode conferir na íntegra a matéria. Clique nas imagens para ampliá-las e melhor visualização.





Dica: se a imagem não ficar visível para leitura clique nela e arraste até a barra de endereços e então solte, depois é so clicar na lupa +. 




Pra ver a outra matéria que participei clique aqui.