quinta-feira, 21 de junho de 2012

Guirlanda (DIY)


Aqui no Brasil eu nunca vi pra vender esses esqueletos de guirlandas que são recheadas de musgo seco do tipo sphagnum. Para você mesmo fazer uma dessas o mais difícil seria a montagem do esqueleto da guirlanda, pois o musgo seco (sphagnum) é facilmente encontrado em lojas do ramo e é barato, em outra postagem que ensina a montagem de uma bola de suculentas, o processo é semelhante e é utilizado saquinho plastico de frutas que também  é encontrado facilmente, mas sinceramente, qualquer tipo de tela pode ser utilizada, a diferença de encontrar a base pronta é a facilidade no processo do trabalho e não interfere no resultado final da guirlanda. Criatividade na escolha de materiais alternativos pode ser infinita!

Passo a passo: 
Se você encontrar a base pronta (por favor passe as informações) já terá uma etapa concluída do processo, caso você inicie o trabalho do zero, a base é feita com uma estrutura de arame para dar firmeza e sustentação à tela que pode ser de qualquer modelo e material, depois é só rechear essa estrutura com o musgo seco sphagnum misturado ao substrato próprio para suculentas.
Por Julie Martens, Better Homes and Gardens.
Após a confecção do esqueleto da guirlanda, ela deve ser mergulhada em  água para uma completa absorção, esse passo é importante pois facilita na hora de abrir os espaços para o plantio das suculentas. 

Selecione exemplares saudáveis e que tenham uma coerência nos contrastes.
O excesso de caule pode ser retirado, e não é necessária a presença de raízes, eu deixaria de 2 a 3 cms de caule para facilitar a fixação no musgo.

Abra espaços suficientes para que os caules sejam introduzidos no musgo, qualquer ferramenta vale nesse momento.

Esse processo é repetido até que todos os espaços sejam preenchidos e não dê para ver mais o musgo nem a tela.

Pequenos grampos podem ser utilizados para garantir uma maior fixação das plantas, caso você opte por não utilizar grampos, terá que esperar cerca de 3 semanas para pendurar a guirlanda.

Está pronta para ser pendurada em qualquer lugar, o sphagnum é muito bom para o desenvolvimento das suculentas, talvez seja por manter o substrato bem arejado, com o tempo você poderá fazer pequenas podas e ter novas mudas.


Um processo muito fácil de ser realizado, quem é adepto do "faça você mesmo" já pode iniciar a montagem dessa guirlanda, que fica super linda. Os materiais podem ser substituídos e certamente com pouco dinheiro dá pra montar uma dessas. Já fez? manda uma foto!


Veja Também: 
Bola de Suculentas.
Bem vindo ao meu jardim.



6 comentários:

  1. Vo faZer esse fim fé semana vc recebeu a foto do meu quadro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, recebi sim, gostei de ver a iniciativa, eu ainda não fiz o meu. Muito legal ver que a postagem inspirou nesse trabalho. Parabéns!

      Excluir
  2. somos produtores de suculentas e amei seu trabalho, gostaria de fazer mas a grande dificuldade como disse é de encontrar a base pronta, tentarei montar uma base. parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs são produtores?! Gostaria de comprar pela ter mas mudas. Podem me passar o contato ??? Obrigada

      Excluir
  3. Que coisa mais linda e eu achei que eram suculentas de mentirinha (plásticas),Meus parabéns, Uma das guirlandas mais lindas que eu já vi.

    ResponderExcluir
  4. Olá, lindo seu blog!Parabéns.
    Então, eu amo suculentas, inclusive meu bouquê de noiva foi com suculentas..Acontece que eu não consigo mante-las...elas morrem..Meu marido diz que eu coloco muita agua..Será?Quantas vezes por semana devo rega-las?

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.